Artigo

Dúvidas sobre cirurgia pós-bariátrica.

Dúvidas sobre cirurgia pós-bariátrica.

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 19/06/2019

Acompanhe abaixo as respostas para algumas das principais perguntas sobre cirurgia Pós-bariátrica.

Após sofrer uma grande perda de peso por reeducação alimentar ou cirurgia bariátrica, é normal aparecerem alguns excessos de pele pelo corpo. Muitas pessoas sentem necessidade de esconder ou reduzir a flacidez e consequentemente melhorar a elasticidade da pele. Uma solução é a cirurgia pós-bariátrica, que, por se tratar de um processo cirúrgico, sempre desperta algumas dúvidas. Neste post foram selecionadas e respondidas algumas das principais perguntas sobre o assunto. Confira:

 

Para quem é indicada?

A cirurgia pós-bariátrica deve ser feita quando a meta estipulada pelo médico for atingida ou quando ocorrer a estabilização completa do peso do paciente. Ainda assim, o cirurgião deve selecionar os pacientes que estejam com IMC abaixo de 30, na faixa do normal até o sobrepeso. Em casos muito específicos, pacientes com IMC acima de 30 podem realizar o procedimento, mas cada caso é analisado individualmente pelo médico.

A estabilização do peso ocorre geralmente entre um e dois anos após a cirurgia bariátrica. Alguns casos podem necessitar de cirurgia plástica muito antes da estabilização, quando a sobra de pele e excesso gorduroso prejudicam muito a locomoção.

 

Como deve ser a alimentação durante o pós-cirúrgico?

O paciente que já se submeteu à cirurgia bariátrica apresenta diversas alterações em seu corpo, sendo assim, é preciso repor proteínas e nutrientes como a vitamina B12 para recuperar a elasticidade da pele através da alimentação.

Alguns pacientes, após realizarem o procedimento cirúrgico, podem ter dificuldades com a ingesta nutricional, em especial de proteínas. Deste modo, elencamos alguns exemplos de fácil ingestão:

– O ovo é uma boa opção por fornecer as proteínas que fazem a reconstrução dos tecidos perdidos durante a cirurgia;

– Os peixes como salmão e atum também são boas fontes nutricionais e ainda possuem outros componentes que ajudam a prevenir inflamações;

– O abacate é outro alimento proteico benéfico para o organismo, além de contribuir para o funcionamento intestinal.

Após a cirurgia plástica pós-bariátrica, é necessário que se incluam também no cardápio alimentos e líquidos que ajudem a diminuir o inchaço e facilitem a atividade intestinal. Água, sucos naturais, melão, abacaxi e melancia são ótimos para hidratar o organismo, compensar a perda de líquidos e reduzir o inchaço.

Outras vitaminas como o betacaroteno, presente na cenoura e na beterraba, e a vitamina C da goiaba atuam na cicatrização, formação de colágeno e restauração dos tecidos.

 

Quais as cirurgias plásticas mais realizadas após o emagrecimento acentuado?

As principais sāo: dermolipectomia abdominal, flancoplastia, torsoplastia, mastopexia e reconstrução mamária, lifting de braços, coxas e facial.

 

Podem ser realizadas mais de uma cirurgia por vez?

Não existem restrições legais quanto a quantidade de procedimentos realizados no mesmo dia. As cirurgias associadas, por exemplo mamas e abdômen ou braços e coxas, podem ser feitas juntas por serem regiões semelhantes. Vale também consultar seu médico sobre seu biotipo e condições físicas para passar por tais procedimentos, sempre levando em consideração o tempo cirúrgico preconizado como de segurança para a duração da cirurgia.

 

Existe algum risco?

Seguir as recomendações médicas desde antes da realização da cirurgia bariátrica é fundamental para garantir que os riscos sejam cada vez menores. Tão importante quanto os cuidados no pré e pós-operatório são os profissionais responsáveis pelos procedimentos. Pesquise sobre o seu médico.

 

Como é o pós-operatório?

As primeiras semanas são sempre as mais importantes e influenciam diretamente no tempo total de recuperação do paciente. O repouso recomendado pelo médico ajuda a evitar hemorragias, infecções, edemas  e necroses. Se for necessária a utilização de drenos, os mesmos geralmente são retirados de 24 a 48 horas após a cirurgia, com algumas exceções em que podem precisar permanecer por até cerca de 15 dias. Após um mês o paciente já pode ser liberado para pequenas caminhadas, dirigir e trabalhar caso suas funções não demandem tanto esforço. O uso de protetores solares com FPS acima de 50 é recomendado durante todo o processo de recuperação para diminuir as chances de escurecimento de cicatrizes e evitar câncer e demais doenças de pele.

 

Ficou com mais alguma dúvida sobre o procedimento e os cuidados pós-operatórios? Entre em contato conosco.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.