Artigo

Como escolher o cirurgião plástico certo?

Como escolher o cirurgião plástico certo?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 01/11/2016 - Atualizado 07/02/2019

É grande o número de pessoas que desejam mudar algo na própria aparência e que recorrem à cirurgia plástica para fazer a modificação que almejam. O mais importante desse processo é saber como escolher o cirurgião plástico certo para realizar o procedimento. O motivo é simples: sem a assistência médica correta e qualificada, o risco de algo não ocorrer conforme o planejado ou esperado é grande.

O ideal para não se arriscar é seguir algumas orientações simples para que a decisão sobre o especialista que será responsável pela cirurgia seja bem embasada. Geralmente quando a pessoa não conhece nenhum cirurgião ela busca por indicações. Perguntar a amigos, familiares ou conhecidos que já se submeteram a uma cirurgia plástica sobre a experiência vivenciada com o especialista que fez sua operação é um bom começo.

Todo cirurgião plástico especialista na área é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). A SBCP é a responsável pela formação dos médicos cirurgiões plásticos de todo o país. Independentemente de o médico ter sido indicado ou encontrado a partir de uma busca na internet, caso realmente tenha se especializado em cirurgia plástica, constará no banco de dados da Sociedade. Por isso, é recomendado às pessoas que confirmem no site da SBCP se o cirurgião plástico é membro da Sociedade, pois isso significa que ele realmente tem a qualificação necessária para atuar como cirurgião plástico.

Verificar se o médico possui registro no Conselho Federal de Medicina (CFM) é outra medida importante. É o Conselho que regulamenta e orienta a prática médica no Brasil. Todo profissional da medicina que presta assistência às pessoas precisa estar registrado no CFM.

Orientações para saber como escolher o cirurgião plástico

Antes de decidir fazer a cirurgia, uma dica é realizar uma consulta prévia para conhecer o cirurgião plástico, compreender como ele atua e estabelecer um vínculo. Normalmente a consulta é o momento em que a paciente fala ao médico sobre o que motivou o agendamento da consulta e de o cirurgião informar quais são os próximos passos até a realização da cirurgia. Durante esta conversa, é preciso lembrar de perguntar:

  • se o centro cirúrgico ou as instalações do consultório possui alvará da Vigilância Sanitária;
  • se você é uma boa candidata para o procedimento;
  • o que é preciso fazer para que os melhores resultados sejam obtidos;
  • onde e como será realizado o procedimento;
  • qual técnica cirúrgica é recomendada;
  • qual é o tempo de recuperação e que tipo de ajuda será necessária durante a recuperação;
  • quais são os riscos e complicações associados ao procedimento;
  • como são tratadas as complicações.

É dever do médico passar todas as informações para a paciente. Em contrapartida, é incumbência da paciente expor para o cirurgião plástico tudo o que for relevante sobre sua condição de saúde. A confiança entre médico e paciente deve ser mútua, pois disso também depende o bom resultado do procedimento.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.