Artigo

Cirurgia plástica para aumentar os seios: o que é preciso fazer antes da operação

Cirurgia plástica para aumentar os seios: o que é preciso fazer antes da operação

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 22/09/2016 - Atualizado 07/02/2019

Inúmeros motivos despertam nas mulheres o desejo de fazer uma cirurgia plástica para aumentar os seios, a mamoplastia de aumento. Os mais comuns são a crença de que possuem mamas muito pequenas, “caídas” ou a perda do volume após emagrecer ou amamentar. Independentemente do que as faz querer colocar prótese de silicone nas mamas,  há alguns cuidados que é preciso seguir antes da operação.

O cirurgião plástico, Dr. Gustavo Morellato (CRM/SC 16966 | RQE 11481), explica que previamente à cirurgia pode ser necessário:

  • fazer exames laboratoriais ou avaliação médica;
  • tomar certos medicamentos ou ajustar os medicamentos atuais;
  • fazer uma ultrassonografia antes da cirurgia e outra após a cirurgia para ajudar a detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário;
  • parar de fumar com bastante antecedência;
  • evitar tomar aspirina, anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.

Todo detalhe é relevante e é analisado com muita atenção pelo cirurgião plástico antes da cirurgia. Portanto, a paciente deve ser sincera com o especialista e informar a ele seu estado geral de saúde, que inclui a existência de alergias, possíveis tratamentos que realiza ou já tenha concluído, os medicamentos que utiliza, tanto alopáticos quanto homeopáticos, a realização de outras cirurgias e, principalmente, o histórico familiar de câncer de mama e resultados de mamografias ou biópsias anteriores.

O cirurgião plástico saberá avaliar se a mamoplastia de aumento é a cirurgia plástica recomendada para as modificações que se deseja fazer nas mamas. Há casos em que o desejo é elevá-las e a colocação de prótese de silicone não cumprirá essa função, mas sim a mastopexia, que pode ser associada ou não à inclusão de implantes nas mamas.

Cuidados importantes antes de fazer uma cirurgia plástica para aumentar os seios

Escolher a prótese de silicone corretamente é fundamental para o resultado da mamoplastia de aumento. O médico orienta a paciente quanto ao que considera ser o ideal para a estrutura corporal que possui e a expectativa que detém. O ideal é que algumas sejam testadas para a paciente ter noção de como será o resultado final da cirurgia.

Um cuidado essencial é observar se a prótese escolhida possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Produtos que não são registrados não devem ser utilizados. Outro é questionar quanto ao local em que será feita a cirurgia plástica para aumentar os seios. Nenhum procedimento cirúrgico deve ser realizado em ambiente que não seja hospitalar. Os locais credenciados para a realização de cirurgias plásticas devem atender a todas as condições de segurança e conter o que for necessário para prestar assistência médica completa.

Caso a prótese sugerida pelo cirurgião plástico não tenha registro na Anvisa ou o local onde ele opera não atenda a todos os critérios de segurança, adie o plano de realizar a cirurgia até encontrar um profissional realmente capacitado para fazê-la. Somente os médicos membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) são realmente habilitados. É possível encontrar um profissional qualificado em uma busca fácil no site da SBCP.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.