Artigo

Quem pode fazer redução das mamas?

Quem pode fazer redução das mamas?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 22/09/2016 - Atualizado 07/02/2019

Mulheres com mamas muito grandes podem sofrer com assaduras causadas pelo contato da pele e dificuldade para respirar. Para elas, a melhor alternativa é a mamoplastia redutora. Mas, para além desses casos, quem pode fazer redução das mamas? A cirurgia plástica para modificar o tamanho das mamas também é indicada para mulheres que:

  • estão incomodadas com a sensação de que suas mamas são muito grandes;
  • percebem que as mamas limitam  o exercício físico;
  • têm dor nas costas, pescoço e ombro causada pelo peso das mamas;
  • observam uma depressão nos ombros, no lugar das alças do sutiã, devido ao peso das mamas;
  • veem que a pele está irritada abaixo do sulco da mama;
  • têm as mamas flácidas e pendentes;
  • observam que o mamilo está abaixo do sulco das mamas quando não são sustentadas;
  • têm aréolas alargadas e pele flácida.

Em qualquer uma dessas situações, a mulher pode agendar uma consulta com um cirurgião plástico para avaliar o caso, sempre lembrando que o especialista que for realizar a mamoplastia redutora deve ser membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para a própria segurança da paciente.

Nunca aceite fazer qualquer cirurgia com um médico que não detenha o título de especialista concedido pela SBCP, mesmo que o investimento a ser feito seja menor. Pense na sua satisfação e nos riscos envolvidos em fazer um procedimento cirúrgico, que exige conhecimento e domínio das técnicas da cirurgia plástica, com um cirurgião não habilitado para executá-lo.

Orientações para quem pode fazer redução das mamas

É direito da paciente questionar o médico sobre suas qualificações. Profissionais comprometidos com a medicina não se importarão em comprová-las para você, para deixá-la mais segura. Você pode fazer isso na primeira consulta. Ela serve para médico e paciente se conhecerem e formarem um vínculo de confiança mútua.

Por isso, o diálogo deve ser franco e honesto. Principalmente porque o cirurgião plástico precisa entender a razão pela qual quem pode fazer redução das mamas quer se submeter à cirurgia, quais são suas expectativas e qual é o resultado desejado. Informe ao especialista sobre suas condições médicas e os tratamentos de saúde que realiza ou já completou. Comente sobre o uso atual de medicamentos, vitaminas, medicamentos naturais e hábitos de vida: se você fuma, ingere bebidas alcoólicas regularmente, se alimenta corretamente e pratica alguma atividade física. É importante ele saber sobre as cirurgias já feitas e conhecer seu histórico familiar de câncer de mama e resultados de mamografias ou biópsias anteriores.

Antes de marcar a cirurgia, são necessárias outras consultas em que o cirurgião solicitará alguns exames e fará uma avaliação médica mais detalhada. Um desses exames é a mamografia para detectar quaisquer mudanças futuras no tecido mamário. Após concluir todo o processo necessário que antecede a mamoplastia redutora é que a cirurgia será agendada.

Informe-se sobre tudo o que irá acontecer com você no período em que estiver na sala de cirurgia e no pós-operatório. E questione sempre que surgir qualquer tipo de dúvida. A satisfação com a cirurgia também depende da certeza em querer realizá-la.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato
Cirurgião Plástico
CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.