Artigo

Como eliminar a flacidez depois da gravidez

Como eliminar a flacidez depois da gravidez

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 26/11/2017 - Atualizado 07/02/2019

Uma das dúvidas principais das mulheres que têm (ou pretendem ter) filhos é como eliminar a flacidez depois da gravidez. Este período singular traz consigo mudanças bruscas no corpo feminino. A flacidez é uma delas.

Esta condição nada mais é do que a sobra de pele provocada pelo efeito sanfona de quando a pessoa engorda e, logo após, emagrece. Por exemplo, durante a gravidez, há o aumento da circunferência do abdome das mulheres, principalmente a partir do sexto mês de gestação. Este processo ocorre devido ao crescimento do bebê, que precisa de mais espaço dentro do útero.

Outro fator que eleva as chances de haver flacidez depois da gravidez é o aumento de peso durante o período. Os quilos extras e a barriga flácida são consequências normais da gestação, mas provocam muitas reclamações e transtornos de autoestima nas mulheres.

Saiba como eliminar a flacidez depois da gravidez

Para eliminar a flacidez depois da gravidez, é necessário adotar um  estilo de vida saudável. Caso você não tenha cuidado da dieta durante a gestação, será preciso iniciar uma alimentação regrada e combiná-la a uma rotina de exercícios físicos.

É claro que não será uma tarefa fácil eliminar a flacidez rapidamente. Toda a concentração hormonal que a mulher acumulou nos nove meses de gestação irá demorar outros meses para voltar ao normal.

Até lá, o inchaço, a “frouxidão” ligamentar e todos os hormônios da gestação ainda estarão presentes no corpo. Os hábitos saudáveis, portanto, tem o papel de acelerar o processo de normalização e potencializar os resultados.

Confira, abaixo, dicas de como eliminar a flacidez depois da gravidez.

Pratique exercícios físicos

Após o nascimento do bebê e o período de descanso, já é possível iniciar algumas atividades anaeróbicas para acabar com a flacidez no abdome. Os abdominais são exercícios mais indicados e podem ser realizados em casa ou ao ar livre. Essa atividade física é muito eficaz no fortalecimento da musculatura e a energia necessária para a sua realização faz com que o corpo queime gordura.

Exercício aeróbicos também serão de grande ajuda. Invista nos passeios de bicicleta ou mesmo em uma bicicleta ergométrica. Outra dica é investir em uma esteira ou em caminhadas na rua mesmo, todos os dias, por pelo menos 30 minutos.

Procure um nutricionista para iniciar uma dieta

Após o término da amamentação, é possível seguir uma dieta com baixa caloria, a qual será útil na eliminação da flacidez na barriga. Provavelmente, um nutricionista irá incluir no cardápio alguns alimentos termogênicos e fibrosos.

Faça sessões de drenagem linfática

A drenagem linfática ajuda a eliminar as toxinas do corpo e a devolver a elasticidade da pele. As sessões podem ser realizadas durante (prevenção) e após a gestação. O tratamento estimula o sistema imunológico, diminui o inchaço e as dores. Mas é importante que, antes de realizar o procedimento, a mulher consulte seu médico.

Utilize uma cinta após o parto

Uma das dicas de como eliminar a flacidez depois da gravidez é usar uma cinta modeladora. Ela ajuda os músculos do abdome a voltar à sua posição normal e os órgãos internos ficam melhores posicionados. Prefira os modelos fabricados com tecidos mais naturais e sem arames. É aconselhável usar durante cinco meses.

Mantenha o hábito de usar creme hidratante

Você pode voltar a usar o seu creme hidratante preferido, continuar com o escolhido na gravidez ou investir em um novo, desde que seja comprovadamente eficaz na hidratação e que ajude a eliminar a flacidez.

Beba mais água

Beber água é fundamental para combater a flacidez na barriga. Além disso, ela ajuda a melhorar o funcionamento intestinal e a reduzir o inchaço do abdome. A água ainda é necessária para que o fígado consiga metabolizar a gordura e possa utilizá-la como fonte de energia.

Complemente sua dieta com colágeno

O colágeno é uma proteína de origem animal que promove firmeza à pele, às cartilagens e, em geral, às estruturas do nosso corpo que não precisam da sustentação dos ossos.

Após a indicação de um médico, é possível complementar a sua alimentação com a ingestão de colágeno. Gelatinas sem açúcar e suplementos naturais são uma ótima fonte da proteína.

Recorra à cirurgia plástica

Quando o impacto da gestação sobre a pele é muito forte, por vezes, é preciso recorrer à cirurgia plástica para eliminar a flacidez. A abdominoplastia é a cirurgia mais procurada pelas mulheres que estão insatisfeitas com o corpo após a gravidez.

O procedimento remove a gordura e a pele em excesso em uma única cirurgia. Além disso, há melhora nas estrias da barriga, causadas, ou não, pela gestação.

Antes de se submeter a qualquer procedimento cirúrgico após o parto, é importante a paciente conversar com um cirurgião plástico sobre o desejo de ser mãe novamente, pois uma nova gravidez pode comprometer o resultado da cirurgia. No caso de uma abdominoplastia, por exemplo, pode ocorrer estiramento da pele e o surgimento de estrias ainda mais profundas, no caso de uma nova gestação.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.