Artigo

Cuidados na aplicação de toxina botulínica

Cuidados na aplicação de toxina botulínica

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 27/09/2017 - Atualizado 07/02/2019

A cada dia aumenta o número de pessoas em busca de uma aparência mais jovial e saudável. A aplicação de toxina botulínica é um dos procedimentos mais requisitados, atualmente, para o tratamento de rugas e linhas de expressão faciais, que acabam promovendo um aspecto envelhecido e cansado à pele do rosto.

A toxina botulínica é composta, basicamente, das bactérias Clostridium botulinum e Clostridium parabotulinum. Estes componentes agem na pele bloqueando sinais nervosos musculares, o que acaba relaxando o músculo e fazendo com que ele não se contraia, diminuindo as expressões faciais indesejadas.

O efeito da aplicação começa a aparecer a partir de 48 horas e, em média, após sete dias, é possível visualizar o resultado final.

A influencia da toxina botulínica sobre os sinais nervosos do organismo pode durar de três a quatro meses, sendo necessária nova aplicação após seis meses (os períodos podem variar de acordo com cada organismo).

Além do tratamento de rugas e linhas de expressão no rosto, a aplicação de toxina botulínica é indicada para:

  • remoção dos “pés de galinha” no canto dos olhos;
  • remoção rugas no pescoço;
  • corrigir assimetrias faciais;
  • remoção de rugas no lábio superior;
  • auxiliar na diminuição de casos de sudorese excessiva (hiperidrose) nas mãos, pés, axilas, face e região inguinal.
  • melhorar o resultado estético de uma cirurgia, mantendo a área operada em repouso enquanto ocorre a recuperação completa.

Siga alguns cuidados na aplicação de toxina botulínica

O paciente sempre deve informar ao médico sobre o uso de remédios contínuos, os quais podem causar interação com a toxina botulínica. É necessário, também, evitar exercícios físicos antes da aplicação.

Outras precauções devem ser tomadas após o uso da toxina botulínica:

  • não consumir bebida alcoólica e tabaco por determinado período;
  • evitar exposição ao sol, para não ocorrerem manchas nos locais com hematomas;
  • evitar deitar durante quatro horas, para ocorrer a distribuição correta do produto;
  • evitar massagens e limpezas de pele por 24 horas no local da aplicação.

O processo de inserção da toxina botulínica na face é não cirúrgico e minimamente invasivo. Contudo, deve ser realizado por um profissional médico qualificado, que tenha experiência em técnicas de aplicação do produto. Portanto, a escolha correta do cirurgião plástico é o principal cuidado que o paciente deve seguir para alcançar um resultado eficaz e natural.

A quantidade a ser aplicada e o local correto para o procedimento será analisado pelo médico, que definirá a necessidade conforme as características anatômicas de cada paciente.

Quando aplicada de forma incorreta, a toxina botulínica pode causar assimetria nas feições do paciente, como pálpebras caídas e boca e sobrancelhas tortas. O resultado ineficiente irá durar o tempo em que a substância fizer efeito no organismo.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.