Artigo

Diferença entre rugas e linhas de expressão

Diferença entre rugas e linhas de expressão

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 23/03/2017 - Atualizado 07/02/2019

Possivelmente, você já se olhou no espelho e percebeu algumas rugas no rosto. Acontece que nem todos os sinais que você viu são rugas. Alguns são linhas de expressão. Sim, existe diferença entre rugas e linhas de expressão. A principal é a maneira como se formam.

Qual é a diferença entre rugas e linhas de expressão?

As linhas de expressão são provocadas pelos músculos da face que movimentamos ao nos expressar. Para entender melhor, pegue um espelho e, olhando-se nele, faça uma cara de desaprovação. Perceba como a testa se enruga. Agora, relaxe e observe novamente sua testa. Consegue notar algumas linhas, no mesmo local em que a pele ficou enrugada? Essas são as linhas de expressão.

O movimento repetitivo, com o passar do tempo, deixa essas linhas mais evidentes na pele, até que se tornam definitivas, como as rugas. Estas, por sua vez, são causadas por diversos fatores:

  • o envelhecimento natural da pele, que a faz perder o tônus e a sustentação, facilitando a formação das rugas;
  • a exposição solar em excesso, que colabora com o envelhecimento precoce da pele e ajuda a enfraquecê-la;
  • o tabagismo (as substâncias contidas no cigarro agridem a pele);
  • a genética, que torna algumas pessoas mais predispostas à formação de rugas.

Por que se formam

Geralmente, é a partir dos 30 anos que a pele começa a demonstrar os primeiros sinais do envelhecimento. Mas, caso haja predisposição genética para desenvolvê-los, estes sinais podem surgir já aos 25 anos.

As linhas de expressão são as primeiras a aparecer, em função da contração e do relaxamento constantes da musculatura da face. Elas se desenvolvem, principalmente, se o organismo já começou a sofrer alteração na produção de colágeno e elastina devido ao envelhecimento. É quando isso acontece que começam a aparecer as rugas finas e as manchinhas de sol.

A falta de estímulo à renovação celular, logo que os primeiros sinais são percebidos na face, favorece, ainda mais, a formação de linhas de expressão e rugas em algumas partes do rosto. As mais comuns são as que surgem na testa, entre as sobrancelhas, no canto dos olhos (pés de galinha), entre o nariz e a boca (código de barras e bigode chinês), e entre a boca e o queixo (linhas de marionete).

Há como tratar

Não só há diferença entre rugas e linhas de expressão, como também existe uma maneira de tratar cada uma delas. O indicado para impedir que as linhas de expressão se formem é aplicar toxina botulínica. A substância suspende temporariamente o movimento muscular do rosto, o que beneficia diretamente a aparência da pele.

Junto com a aplicação da toxina botulínica, o cirurgião plástico pode sugerir que sejam feitas injeções de ácido hialurônico, substância usada no preenchimento facial, para tratar as rugas. O preenchedor recupera o volume perdido, auxilia na hidratação e estimula as células a produzir colágeno novamente.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.