Artigo

Dr. Gustavo Morellato explica como é a cirurgia pós-bariátrica

Dr. Gustavo Morellato explica como é a cirurgia pós-bariátrica

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 22/09/2016 - Atualizado 07/02/2019

Após grande perda de peso, como na cirurgia bariátrica, é normal que haja excesso de pele no abdômen, braços, nádegas, virilha e seios. “Nesses casos, a intervenção cirúrgica de contorno corporal é indicada”, orienta o cirurgião plástico, Dr. Gustavo Morellato (CRM/SC 16966 | RQE 11481). De acordo com ele, a cirurgia melhora a forma e o tônus do tecido subjacente e remove o excesso de gordura e flacidez da pele, resultando em uma aparência corporal com contornos mais suaves.

A cirurgia de contorno corporal após grande perda de peso é indicada para todas as pessoas que possuíam excesso de peso e emagreceram por meio da reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos, e não somente pela cirurgia de redução do estômago. “Todas essas pessoas apresentam algum tipo de flacidez, independentemente da forma como diminuíram o peso”, reforça o Dr. Gustavo Morellato.

A recomendação da cirurgia se deve ao fato de o aumento da gordura corporal fazer com que a pele estique. A partir do momento em que a pessoa perde o excesso de peso, a pele esticada (dependendo da idade do indivíduo e da parte do corpo) pode não regredir totalmente e ficar com aspecto flácido.
“Dependendo do tipo de emagrecimento, há diferentes graus de flacidez”, lembra o Dr. Gustavo Morellato
“Dependendo do tipo de emagrecimento, há diferentes graus de flacidez”, diz o cirurgião plástico. Na pessoa que emagrece devagar, com reeducação alimentar associada à atividade física e à suplementação alimentar, a retração da pele é diferente, beneficiada pela hipertrofia muscular. “Os músculos desenvolvidos pelo exercício físico, de certa maneira, ocupam o espaço deixado pela gordura e, consequentemente, a flacidez é menor”, complementa.

Já o emagrecimento das pessoas que realizam uma cirurgia bariátrica se dá de forma muito mais rápida e é difícil para a pele retrair-se na mesma velocidade. Sem contar que o organismo sofre com a alteração que acontece na absorção das vitaminas e, muitas vezes, com a anemia. Como o processo de emagrecimento é outro e não há um preparo do organismo para se habituar à nova condição, a flacidez da pele é maior após a cirurgia bariátrica.

Outros fatores que influenciam no recuo da pele são a genética, os hábitos de vida anteriores, a hidratação da pele, a gravidez e a idade.

O Dr. Gustavo Morellato ressalta que a flacidez é inevitável após grande perda de peso, seja o emagrecimento resultado da dieta saudável somada à atividade física ou da cirurgia bariátrica. “Cada caso é diferente e precisa ser avaliado individualmente”, conclui

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.