Artigo

Existem restrições para realização de uma cirurgia plástica?

Existem restrições para realização de uma cirurgia plástica?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 25/10/2016 - Atualizado 07/02/2019

Será que todas as pessoas podem fazer ou será que existem restrições para realização de uma cirurgia plástica? Em geral, qualquer indivíduo está apto para se submeter aos procedimentos cirúrgicos ou minimamente invasivos, desde que atendam a alguns pré-requisitos.

O principal para um homem ou uma mulher realizar uma operação para mudar algo em seu corpo é estar saudável. Algumas condições de saúde podem prejudicar a cicatrização e aumentar o risco aos quais uma pessoa está sujeita ao realizar qualquer procedimento cirúrgico.

Por isso, é importante, na consulta, conversar abertamente com o cirurgião plástico e falar sobre o estilo de vida, contar como foi a experiência com cirurgias prévias, mesmo não sendo cirurgias plásticas, e relatar todos os problemas de saúde existentes ou já vivenciados. As informações ajudam o médico a compreender o funcionamento e as reações do organismo de cada paciente, e a planejar adequadamente a cirurgia plástica.

Mais que restrições para realização de uma cirurgia plástica, existem recomendações

É possível que o cirurgião plástico sugira a você que pare de fumar, caso tenha esse hábito. O motivo é simples: o fumo compromete diretamente a cicatrização da pele. Ele também pode questionar o quanto você está comprometido ou comprometida com a mudança que quer realizar, pois há procedimentos, como o contorno corporal e a abdominoplastia, que exigem um estilo de vida saudável, ou seja, alimentação adequada e prática de atividade física para manutenção da boa forma. Pacientes que não se comprometem em manter o peso corporal de antes da operação podem facilmente reverter o resultado da cirurgia.

Estar ciente de tudo o que envolve o procedimento, aliás, incluindo os resultados possíveis de serem alcançados, é outro predeterminante para a realização de um procedimento cirúrgico para modificar o corpo. Um cirurgião plástico pode contraindicar uma operação caso perceba que a ou o paciente detém expectativas irreais quanto ao que será conquistado a partir da cirurgia. Por exemplo, a lipoaspiração não é um procedimento que fará a pessoa perder peso e se essa for a motivação para alguém se submeter à cirurgia, a percepção equivocada do que realmente acontecerá pode fazer com que o médico não indique a cirurgia.

Outra situação que pode inviabilizar qualquer cirurgia plástica é a compreensão de que a paciente não irá fazê-la por satisfação pessoal, e sim para atender ao desejo de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. Então, antes de decidir efetivamente pela operação, é bom ponderar todas essas questões que levantei aqui. Ao fazer isso, é possível que você diminua as restrições para realização de uma cirurgia plástica e o procedimento se torne, de fato, possível de ser feito.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato
Cirurgião Plástico
CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.