Artigo

A importância da conversa franca com o cirurgião plástico

A importância da conversa franca com o cirurgião plástico

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 17/03/2017 - Atualizado 07/02/2019

Apesar de sermos médicos e estarmos habituados a atender diferentes perfis de pessoas, com as mais diversas necessidades, muitas pacientes chegam ao consultório com receio de falar abertamente sobre o que as motivou a agendar a consulta. Algumas abordam timidamente o assunto e pouco revelam de informações pessoais que são fundamentais para a realização da cirurgia plástica. Isso é um erro. Por não entenderem a importância da conversa franca com o cirurgião plástico é que muitas pacientes ficam insatisfeitas com as cirurgias plásticas que realizam. É preciso mudar essa percepção para tentar garantir que a cirurgia seja bem-sucedida. Vejamos por onde começar.

A importância da conversa franca com o cirurgião plástico fica clara na primeira consulta

A primeira consulta é essencial para o cirurgião plástico e a paciente estabelecerem um vínculo de confiança mútua. Às vezes, quando o médico já é conhecido por ter feito a cirurgia plástica da irmã, prima, mãe, cunhada, avó, estabelecer esse vínculo pode ser mais fácil. A questão é que nem sempre esse é o caso. Possivelmente, a primeira consulta será a primeira interação entre o cirurgião plástico e a paciente. O que esperar desse momento, então?

Acima de tudo, o médico deve ser simpático (receber a paciente com amabilidade) e empático (procurar, ao máximo, entender as questões da paciente). É essencial que você se sinta, de fato, acolhida a ponto de estar confortável o suficiente para ter um diálogo sincero com o cirurgião plástico.

A paciente nunca deve sair do consultório com dúvidas, muito menos deixar o médico sem informações que podem ser fundamentais para o planejamento da cirurgia. O médico só pode trabalhar com as informações que detém. O planejamento da cirurgia pode falhar se ficar alguma lacuna. Assim, recomendo a você que vença qualquer receio que possa ter e diga ao médico tudo o que ele precisa saber:

  • por que você quer fazer a cirurgia? O que você quer mudar? O que está te incomodando?
  • Quais são as suas expectativas?
  • Você está saudável? Teve alguma doença recentemente? Realizou alguma outra cirurgia?
  • Usa alguma medicação? Está fazendo algum tratamento médico?
  • É alérgica a algum medicamento? Tem medo de anestesia, injeção, hospital?
  • Toma alguma vitamina, remédio fitoterápico ou homeopático?
  • Fuma? Tem o hábito de ingerir bebida alcoólica? Usa drogas?
  • Quais doenças existem em sua família?

Por mais difícil que possa ser revelar certas informações sobre seu estilo de vida, você deve contá-las ao médico, pelo menos. Pode não ser na primeira consulta, mas não espere até o dia cirurgia para fazê-lo. O médico precisa conhecer todos os detalhes antecipadamente para atuar com segurança.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato

Cirurgião Plástico

CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.