Artigo

A importância de se cuidar depois da cirurgia plástica

A importância de se cuidar depois da cirurgia plástica

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 27/02/2017 - Atualizado 07/02/2019

Fazer uma cirurgia plástica é uma realização para muitas mulheres. Operar as modificações que querem em seus corpos pode ser transformador para muitas delas. Mas o resultado das mudanças feitas só é contundente quando a paciente entende a importância de se cuidar depois da cirurgia plástica. Sem essa compreensão e negligenciando as recomendações médicas, não há resultado capaz de satisfazer as expectativas e, no lugar do sentimento de contentamento, o que surge é a frustração. Portanto, o que reforçarei nos parágrafos a seguir é o quanto os cuidados necessários após qualquer procedimento são relevantes e influenciam no resultado final. Faço isso para que você compreenda qual é essa relação e esteja pronta para o que pode estar por vir.

Por que reforçar a importância de se cuidar depois da cirurgia plástica?

O reforço sobre a importância de se cuidar depois da cirurgia plástica tem uma razão em especial para ser feito, entre muitas outras. É muito comum que as pacientes insatisfeitas com a aparência adquirida depois da cirurgia plástica culpem o médico pelo resultado insatisfatório. O profissional até pode ter sua parcela de responsabilidade caso tenha procedido incorretamente, mas, no geral, o que ocorre é a falta de atenção da paciente ao pós-operatório. Ignorar as recomendações médicas ou deixar de segui-las “só desta vez” pode comprometer o bom resultado da cirurgia plástica.

Para corroborar o que digo, vou exemplificar. Uma das orientações após qualquer operação é a de evitar expor-se ao sol no período de cicatrização, pois a incidência solar sobre a região pode deixar a pele marcada. Mesmo sabendo disso, a paciente, considerando que o médico pode estar exagerando ou que “desobedecer” uma vez só não vai fazer mal, resolve dar uma volta na praia ou no clube com piscinas sem se proteger adequadamente. A pele reage e a recuperação não transcorre como deveria. Alguns dias depois, essa paciente retorna ao consultório solicitando uma solução para o que aconteceu.

Nesse caso, foi realmente válido faltar com o cuidado necessário? Poucas cirurgias plásticas dão errado por imperícia médica. Segundo um levantamento do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), dos 289 médicos que respondem a processos ético-profissionais ligados à lipoaspiração, plástica de rosto, aumento de mama e outros procedimentos estéticos no estado de São Paulo, só seis têm título de especialista em cirurgia plástica.

Logo, a paciente que se cuida como deve, dificilmente fará uma cirurgia plástica mal-sucedida. Assim, o que aconselho é que o procedimento seja realizado quando estiver realmente preparada para atender a todas as orientações do pós-operatório. Também indico que converse com o médico a respeito das recomendações para o período de recuperação tantas vezes quanto julgar necessário, até ter todas as dúvidas sanadas e sentir-se, de fato, preparada para enfrentá-lo.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato

Cirurgião Plástico

CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.