Artigo

Para quem é indicada a abdominoplastia?

Para quem é indicada a abdominoplastia?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 04/02/2017 - Atualizado 07/02/2019

A abdominoplastia é a cirurgia plástica do abdômen. Ela trata o excesso de pele abdominal, a gordura localizada na região da barriga, localizada sob a pele, e as alterações que acontecem na musculatura após a gestação. Então, pacientes com excesso de pele, excesso de gordura sob a pele e aquelas que têm diástase (afastamento dos músculos do abdômen) são o perfil de pessoas para quem é indicada a abdominoplastia.

A cirurgia remove até pequenos excessos de pele. Ou seja, não é preciso ter um volume de pele muito grande para que possa ser realizada a abdominoplastia. A operação geralmente está inclusa entre as que são efetuadas na cirurgia plástica pós-bariátrica e também é bastante procurada pelas mulheres após a gestação, depois de terem tentado tonificar o abdômen por meio da prática regular de exercícios físicos, sem sucesso.

Qual é o principal perfil de pessoa para quem é indicada a abdominoplastia

Tanto o aumento da gordura abdominal quanto a gravidez exigem que a pele estique para acomodar a nova condição corporal (de maior peso ou desenvolvimento do bebê), por isso, pessoas que passam por essas situações fazem parte do grupo para quem é indicada a abdominoplastia. Nem sempre, depois da perda de peso ou do nascimento do bebê, a pele retrai totalmente, ou seja, pode ocorrer sobra de pele, o que não se soluciona sem uma intervenção cirúrgica.

Outro efeito da gestação que somente a abdominoplastia consegue resolver é a distensão dos músculos abdominais. Eles são como faixas retas que ficam juntas no abdômen, mas que, com a gestação, acabam se separando e, após o parto, não regridem, deixando uma barriga saliente.

É possível remover o excesso de pele e solucionar a distensão da musculatura com a abdominoplastia, desde que a pessoa submetida à cirurgia se comprometa a manter o peso. Esse “pré-requisito” deve ser observado tanto no caso de quem quer realizá-la porque há pele demais após ter perdido vários quilos quanto para mulheres com filhos. Estas têm de avaliar, também, a possibilidade de ter mais filhos. Caso isso seja possível, a recomendação é que aguardem o nascimento dos outros bebês para, só então, fazer a abdominoplastia, pois a pele e os músculos voltam a se distender  a cada gestação, praticamente eliminando o resultado da abdominoplastia.

O mesmo acontece com a oscilação de peso. Os quilos a mais podem ocasionar novos depósitos de gordura na região abdominal, que farão a pele esticar novamente para acomodá-los. Perder todo os quilos indesejados antes da abdominoplastia é o mais recomendado para que haja satisfação com a cirurgia. O planejamento é muito importante na conquista do bem-estar.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato

Cirurgião Plástico

CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.