Artigo

Preparação para a abdominoplastia: o que é importante fazer

Preparação para a abdominoplastia: o que é importante fazer

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 17/12/2016 - Atualizado 07/02/2019

Cuidar da alimentação e praticar alguma atividade física regularmente é sempre a melhor forma de reduzir medidas. No entanto, há casos em que, mesmo dando atenção à dieta e à prática diária de exercícios, a gordura permanece em alguns locais do corpo. Para quem isso é um incômodo, há uma cirurgia plástica capaz de remover os depósitos de gordura acumulados em diversas partes do corpo: a abdominoplastia. A cirurgia modifica a aparência corporal, principalmente de onde há uma quantidade maior de gordura localizada, mas requer planejamento. Saiba como é a preparação para a abdominoplastia.

Antes de tudo, é preciso encontrar um bom cirurgião plástico para realizá-la. Geralmente, a tendência é buscar o auxílio de um médico da área com quem a paciente já realizou outros procedimentos. Porém, quando não é esse o caso e a abdominoplastia for a primeira cirurgia plástica a ser realizada, escolher o cirurgião plástico certo para o procedimento é algo para o qual deve ser dada muita atenção.

A recomendação é sempre buscar um profissional que seja membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). No site da SBCP é possível encontrar os cirurgiões para os quais a Sociedade concedeu o título de especialista em cirurgia plástica.

O que é preciso durante a preparação para a abdominoplastia

A preparação para a abdominoplastia começa já na consulta. O médico pode questionar a paciente sobre sua saúde, desejos e estilo de vida. Outras perguntas podem ser a respeito da razão pela qual ela quer fazer a cirurgia, suas expectativas e o resultado desejado. O especialista também precisa conhecer as condições médicas da paciente, o histórico de alergia a medicamentos e tratamentos médicos, quais medicamentos, vitaminas e medicamentos naturais utiliza e se cigarro, álcool e drogas fazem parte de sua rotina. Saber sobre cirurgias prévias também é importante para o cirurgião.

Por outro lado, a paciente pode questionar o médico sobre todas as suas dúvidas em relação à abdominoplastia. Algumas perguntas podem ser relacionadas à ansiedade, à expectativa com o resultado ou ao estresse pré-operatório. Mesmo assim, devem ser feitas, pois não há nada de errado em discutir os sentimentos com o cirurgião plástico, nem em questionar se:

  • Ele é treinado especificamente no campo da cirurgia plástica?
  • Quantos anos de treinamento em cirurgia plástica possui?
  • Onde e como será realizado o procedimento?
  • O local da cirurgia é autorizado pela Vigilância Sanitária?
  • Você realmente deve fazer esse procedimento?
  • O que você deve fazer para que os melhores resultados sejam obtidos?
  • Qual técnica é recomendada para o seu caso?
  • Qual será o tempo de recuperação e que tipo de ajuda vai precisar no pós-operatório?
  • Quais são os riscos e as complicações associados ao procedimento?
  • Como são tratadas as complicações?

É possível consultar mais de um cirurgião plástico antes de agendar a cirurgia, assim como é direito do médico recusar-se a realizar o procedimento caso perceba que a motivação da paciente para fazê-lo não corresponde às possibilidades.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.