Artigo

Saiba como se preparar para a otoplastia

Saiba como se preparar para a otoplastia

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 12/10/2017 - Atualizado 07/02/2019

Saber como se preparar para a otoplastia é imprescindível para quem vai realizar a cirurgia. O procedimento requer alguns cuidados específicos que precisam ser observados pelo paciente.

A otoplastia, mais conhecida como a cirurgia de orelha, serve para corrigir orelhas salientes ou desfiguradas, melhorando a forma, a posição e/ou as proporções delas. O procedimento corrige defeitos na estrutura das orelhas que podem estar presentes desde o nascimento e ficam aparentes com o desenvolvimento. Também trata deformações causadas por lesões.

A otoplastia oferece uma forma mais natural às orelhas, dando equilíbrio e proporcionalidade à face e melhorando a autoestima do paciente.

Dicas de como se preparar para a otoplastia

A otoplastia trata, especificamente, tanto orelhas muito grandes (macrotia) como orelhas salientes que ocorrem em um ou ambos os lados, em diferentes graus.

Pode ser necessário adotar os seguintes passos antes da cirurgia:

  • realizar exames de laboratório ou avaliação médica;
  • tomar certos medicamentos e/ou ajustar os seus medicamentos atuais;
  • parar de fumar bem antes da cirurgia;
  • evitar tomar aspirina e alguns anti-inflamatórios que podem aumentar o sangramento;
  • receber instruções específicas do cirurgião sobre o que fazer no dia da cirurgia;
  • definir o uso de anestesia durante o procedimento;
  • estabelecer com o médico os cuidados pós-operatórios.

O cirurgião plástico irá discutir o local onde o procedimento será realizado.  Ele avaliará, também, o estado geral de saúde do paciente e todas as condições pré-existentes ou fatores de risco, além de discutir os prováveis resultados da cirurgia.

Importante! Não deixe de pedir a alguém que o acompanhe e que fique com você ao menos na primeira noite após a cirurgia.

Adultos e crianças podem fazer otoplastia

Assim como qualquer adulto, as crianças a partir dos seis anos já podem realizar a otoplastia. Nessa idade, a cartilagem da orelha termina de se desenvolver e já é estável o suficiente para passar por correções.

Algumas dicas para realizar a otoplastia valem tanto para os adultos quanto para as crianças:

  • estar saudável, sem infecções agudas ou crônicas mal tratadas de ouvido;
  • ser cooperativo e colaborativo;
  • entender corretamente as orientações e consequências da cirurgia e do pós-operatório;
  • expressar o que sente e o que deseja em relação à cirurgia;
  • e, o mais importante: ter vontade própria em realizar a otoplastia. A opinião ou desejo dos pais ou de outras pessoas não devem influenciar e nem interferir com o desejo do paciente. É fundamental, principalmente para os menores, que os pais não agravem ou piorem uma condição em que a própria criança não se sente incomodada.

Não fique com dúvidas sobre o procedimento

É de extrema importância sanar todas as dúvidas com o cirurgião sobre a otoplastia. É natural sentir um pouco de ansiedade antes do procedimento, seja pela expectativa pelos resultados ou pelo estresse pré-operatório.

O cirurgião explicará como cuidar das orelhas após a cirurgia, os medicamentos que precisam ser aplicados ou tomados por via oral para ajudar na cicatrização e como reduzir os riscos de infecção.

Resultados da otoplastia

Saber como se preparar para a otoplastia irá ajudar muito nos resultados da cirurgia. Em casos de orelhas de abano, os resultados são quase imediatos e visíveis assim que os curativos que sustentam o novo formato do órgão são removidos.

As cicatrizes da cirurgia ficam bem escondidas atrás da orelha, acompanhando as suas dobras naturais. Caso a otoplastia envolva a reconstrução da orelha, os resultados podem aparecer ao longo do tempo.

É importante seguir todas as recomendações do médico para que a cirurgia seja um sucesso. É, também, fundamental que as incisões cirúrgicas não sejam submetidas à força excessiva, à escoriação ou ao movimento durante o tempo de cicatrização.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.