Artigo

Torsoplastia: dê adeus à flacidez da região dorsal

Torsoplastia: dê adeus à flacidez da região dorsal

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 29/08/2018 - Atualizado 07/02/2019

A flacidez da região dorsal é um incômodo muito comum quando se deseja ter um corpo proporcional e bem torneado. Por isso, uma medida indicada para corrigir esse problema é o procedimento chamado torsoplastia. Além de ser eficaz, essa intervenção cirúrgica traz resultados satisfatórios quando o assunto é a melhora da autoestima.

Resolvendo a flacidez da região dorsal: a torsoplastia

A flacidez da região dorsal pode ser ocasionada por pacientes que passaram por processos intensos de perda de peso e acabaram desenvolvendo quadros de excesso de pele, flacidez e acúmulo de gordura na região inferior das costas. Assim, a torsoplastia é direcionada para remover esses excessos remanescentes, que podem estar acumulados na região do dorso indo desde as partes laterais inferiores das mamas até o meio das costas.

Como é realizado o procedimento?

De uma maneira geral, a torsoplastia caracteriza-se como uma intervenção cirúrgica plástica realizada no tronco posterior. Dessa forma, esse procedimento pode abranger todo o tronco até a porção proximal dos membros superiores e inferiores. Assim, a torsoplastia  é realizada por meio de um corte iniciado na parte interna do glúteo, próximo ao cóccix, até o osso da bacia. Posteriormente, a pele é descolada para que haja a sutura e a remoção da pele em excesso.

 

É possível ainda que esse procedimento seja associado a outros procedimentos estéticos para oferecer uma melhoria mais ampla do contorno corporal. Nesse caso, o cirurgião indicará a melhor opção para cada caso.

Tempo de duração e anestesia

O tempo de duração da cirurgia dependerá de cada caso, mas de uma maneira geral, leva em média duas horas. Fora isso, há o tempo de permanência do paciente dentro do centro cirúrgico, preparando a anestesia e a recuperação pós-cirúrgica. A anestesia é geral.

Preparação para a cirurgia

É fundamental que o paciente tenha uma conversa franca com o especialista que guiará o procedimento. Assim, tirar todas as dúvidas e realizar os exames solicitados irá atestar a saúde do indivíduo. Algumas recomendações que antecedem a torsoplastia são:

 

  • realizar todos os exames direcionados pelo médico para evitar possíveis riscos cirúrgicos;
  • permanecer em jejum no dia da cirurgia;
  • evitar bebidas alcoólicas e refeições pesadas na véspera da operação;
  • não fumar por, pelo menos, 15 dias antes do procedimento;
  • comunicar ao médicos todos os medicamentos que estão sendo usados;
  • ir à cirurgia acompanhado, para compartilhar as necessidades do pós-operatório;

Como ficam as cicatrizes?

As cicatrizes são bem planejadas para que se estabilizem em locais mais discretos, sendo encobertas pelas roupas íntimas. Os riscos da cirurgia são mínimos e as complicações são bastante raras. No entanto, é possível, que surjam equimoses, que são manchas roxas de caráter normal, dentre outras .

Pós-operatório

Após a cirurgia, é importante que o paciente siga as orientações para que os resultados sejam positivos. Além disso, é ideal que o indivíduo:

 

  • use cinta compressiva durante o dia;
  • evite esforços físicos de acordo com o tempo determinado pelo especialista;
  • tenha cuidados à exposição ao sol;
  • evite movimentos bruscos;
  • não dirija por, pelo menos, três semanas;
  • ingira bastante líquido;
  • siga as orientações médicas para tomar banho;
  • mantenha uma alimentação equilibrada e evite alimentos gordurosos e com conservantes;
  • siga as consultas de retorno de forma regular;
  • realize sessões semanais de drenagem linfática, conforme orientação médica.

 

Gostou do assunto? Caso se interesse em passar por alguma cirurgia plástica, certifique-se que o especialista e o ambiente sejam assegurados. Agende uma pré-consulta e informe-se sobre as melhorias que deseja obter em sua vida.

 

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.