Artigo

Como é a preparação para o pós-operatório da mamoplastia de aumento

Como é a preparação para o pós-operatório da mamoplastia de aumento

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 04/12/2016 - Atualizado 07/02/2019

Alterar o volume e a forma das mamas é o que motiva as mulheres interessadas em modificar a aparência corporal a fazer uma mamoplastia de aumento. A colocação de um implante de silicone em cada mama confere a elas uma simetria quase perfeita. Mas, até chegar a esse resultado, há muito o que fazer, começando pela preparação para o pós-operatório da mamoplastia de aumento.

Embora muitos fatores estejam envolvidos, o período de recuperação pós-cirúrgica geralmente requer a permanência no hospital por cerca de 24 horas, seguido de um período de repouso de até 30 dias. Principalmente no hospital, é importante a paciente ter alguém que a acompanhe e possa ajudá-la a realizar algumas atividades rotineiras que podem ser mais difíceis de executar em função da cirurgia.

Ter a mesma ajuda, depois, em casa, também é melhor para que o período pós-operatório transcorra tranquilamente. Quanto maiores forem o cuidado e a atenção dados às orientações do médico após a cirurgia, melhor será a recuperação. Neste período, é provável que a paciente sinta dor, fique inchada por algumas semanas e não possa realizar qualquer atividade física. O que fazer então?

O que é ou não permitido fazer no período pós-operatório da mamoplastia de aumento

Normalmente o cirurgião plástico indica para a paciente o que ela pode ou não fazer no pós-operatório da mamoplastia de aumento. Uma coisa é certa: não é permitido fumar. Aliás, essa é uma recomendação que deve ser seguida antes mesmo da mamoplastia de aumento ser feita. As substâncias contidas no cigarro são prejudiciais para a cicatrização da pele.

Durante a recuperação da cirurgia para colocação das próteses de silicone, talvez o médico também peça para a paciente evitar tomar ácido acetilsalicílico, medicamentos anti-inflamatórios ou naturais, devido à possibilidade de aumentarem o sangramento. O risco maior disso acontecer é durante a cirurgia, mas a combinação posterior destes medicamentos com os que o cirurgião prescrever para dor, por exemplo, podem ser prejudiciais à saúde. Portanto, é bom evitá-los até que o médico dê permissão para voltar a tomá-los.

Mesmo que a mulher siga todas as orientações do médico, pode não ser possível atingir os melhores resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia plástica para que os resultados desejados sejam alcançados. É bom questionar o médico sobre essa possibilidade para não ser pega de surpresa.

O resultado efetivo da mamoplastia de aumento pode ser percebido após um ano e perdurar por algum tempo. Caso, no período pós-cirúrgico, a mulher tenha filhos, perca peso ou entre na menopausa, pode haver alterações na aparência dos seios. Estar ciente dessas situações faz parte da preparação para o pós-operatório da mamoplastia de aumento.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato

Cirurgião Plástico

CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.