Artigo

Como é a preparação para a cirurgia de reconstrução mamária?

Como é a preparação para a cirurgia de reconstrução mamária?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 16/11/2016 - Atualizado 07/02/2019

Antes de fazer qualquer cirurgia é preciso que a mulher se prepare para realizá-la. Algumas exigem alguns cuidados específicos, além dos gerais. A preparação para a cirurgia de reconstrução mamária faz parte desses casos que merecem mais atenção.

Primeiro, é importante a mulher estar recuperada do câncer de mama e já ter completado o tratamento, nos casos em que a reconstrução mamária será feita para refazer a mama retirada em função da doença. Há casos em que a cirurgia pode ser efetuada junto com a mastectomia (remoção da mama). Em outros, é preciso aguardar o fim das sessões de quimioterapia e/ou radioterapia para planejar a cirurgia. O oncologista e o cirurgião plástico orientam a paciente quanto ao melhor momento para se submeter à operação.

O que fazer durante a preparação para a cirurgia de reconstrução mamária

Ao ser liberada pelo médico oncologista ou cirurgião plástico para fazer a reconstrução mamária, a mulher deve se certificar de que o especialista que irá executá-la é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Os médicos associados à entidade são somente aqueles que realizaram treinamento específico em cirurgia geral e cirurgia plástica para poder atuar na área.

É imprescindível o especialista também possuir o registro no Conselho Federal de Medicina (CFM). O CFM é responsável por regulamentar a prática da medicina no país. Todo médico registrado no Conselho tem de seguir normas rígidas de conduta estabelecidas pelo Código de Ética Médica.

A cirurgia de reconstrução mamária deve ser realizada somente em hospital que possua ambiente cirúrgico e detenha o alvará da Vigilância Sanitária para funcionar, além de conter estrutura completa para atender possíveis intercorrências. Antes de agendar o procedimento, a paciente deve informar-se e, caso seja possível, conhecer o local em que será realizada a operação.

No período que antecede a cirurgia, o médico pode avaliar novamente o estado geral de saúde da paciente e analisar todas as condições pré-existentes de saúde ou fatores de risco. O exame das mamas faz parte do processo, assim como tirar medidas detalhadas do tamanho e forma das mesmas, e avaliar a qualidade da pele e a posição dos mamilos e da aréola.
O cirurgião plástico pode, ainda, fazer o registro fotográfico para incluir no prontuário médico. A discussão das opções, prováveis resultados, tratamento mais adequado, riscos ou complicações potenciais são os passos seguintes.
É necessário que a mulher informe-se a respeito do que esperar da operação ainda durante a preparação para a cirurgia de reconstrução mamária. Em muitos casos, mais de um procedimento precisa ser realizado até a reconstrução estar completa e a mulher tem de estar preparada para isso.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.