Artigo

Tratamento com toxina botulínica: conheça os benefícios

Tratamento com toxina botulínica: conheça os benefícios

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 08/06/2017

Os benefícios do tratamento com toxina botulínica para o rejuvenescimento facial são inegáveis. O resultado obtido após a aplicação da substância pode ser comparado ao de um lifting cirúrgico. Por isso, o procedimento tem sido cada vez mais realizado por homens e mulheres que desejam manter uma aparência jovem e evitar, ao máximo, o aparecimento de sinais do envelhecimento na pele.

As marcas de expressão se formam conforme sorrimos, franzimos a testa, cerramos os olhos e movimentamos o rosto, contraindo e relaxando os músculos. Essa ação constante, pouco a pouco, contribui para que as rugas surjam. Quando menos se espera, elas já estão lá. E, então, o que fazer?

Uma forma rápida e segura de impedir que as rugas se tornem mais evidentes é aplicar toxina botulínica nas áreas mais afetadas. A substância bloqueia a passagem do impulso nervoso que parte dos neurônios para as células musculares. Dessa forma, os músculos em que a toxina é injetada não se contraem mais. Eles permanecem relaxados. Com a ausência de contração, as rugas não têm como se formar.

O tratamento com toxina botulínica pode ser associado a outros procedimentos. Peelings químicos, preenchimentos dérmicos e microdermoabrasão ajudam, ainda mais, a conter os efeitos do tempo sobre a pele, prevenindo, inclusive, o desenvolvimento de novas rugas e linhas de expressão.

Boa parte da eficácia do tratamento com  toxina botulínica depende das características da pele: espessura, tipo de pele e grau de enrugamento. Esses fatores são avaliados pelo cirurgião plástico durante a consulta que antecede o procedimento. Além disso, o especialista identifica quais pontos necessitam mais de tratamento e define a quantidade da substância que precisará ser aplicada para a obtenção de resultados satisfatórios.

Os principais cuidados necessários após a aplicação de toxina botulínica são evitar massagear o local tratado, não expor-se ao sol, não realizar atividade física e não deitar-se nas primeiras quatro horas depois do término da sessão. Os raros efeitos colaterais que podem ocorrer são dor de cabeça, manchas roxas e queda das pálpebras superiores.

4 benefícios do tratamento com toxina botulínica

Um dos benefícios do tratamento com toxina botulínica é que ele não exige um longo período de recuperação. Em até 72 horas os primeiros resultados aparecem. Além disso, a aplicação da substância é muito recomendada porque:

  1. previne o surgimento de linhas de expressão.
  2. Quando o tratamento é feito de forma frequente, a necessidade de repeti-lo torna-se menor.
  3. O resultado final é o mais natural possível. Em muitos casos, nem se percebe que a pessoa fez aplicações de toxina botulínica.
  4. Dispensa a necessidade imediata de se realizar uma cirurgia para rejuvenescer a pele.

Para usufruir de todas essas vantagens, é imprescindível que o tratamento com toxina botulínica seja feito por um cirurgião plástico que domine a técnica e seja certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Escolher o profissional certo faz toda a diferença no resultado do procedimento.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.