Artigo

Existe idade para fazer preenchimento?

Existe idade para fazer preenchimento?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 22/09/2016 - Atualizado 07/02/2019

O preenchimento facial é um procedimento minimamente invasivo realizado por cirurgiões plásticos em mulheres e homens que desejam rejuvenescer a pele. Entretanto, muitos ficam em dúvida sobre qual é a idade para fazer preenchimento. No caso específico do preenchimento facial com ácido hialurônico, o tratamento costuma ser mais indicado por volta dos 30 anos, mas nada impede que seja realizado já aos 20.

A idade para fazer preenchimento depende do que se quer tratar

O preenchimento facial não reduz temporariamente apenas rugas. Também modifica a aparência das olheiras e de lábios finos, duas condições que podem ser alteradas já no início da fase adulta. As olheiras, por exemplo, muito associadas ao cansaço, têm origem genética, formam-se devido à alta concentração de melanina em volta dos olhos ou do congestionamento dos vasos capilares na região.

A injeção de ácido hialurônico sob a pele imediatamente abaixo dos olhos reduz o espaço existente entre essa parte e as maçãs do rosto. A uniformidade da pele proporcionada pela aplicação para reposição do volume é o que resulta em uma aparência mais descansada.

O ácido hialurônico tem esse efeito porque é uma substância natural, ou seja, já existe no organismo. Está presente nas células da pele e, assim como o colágeno, ajuda a mantê-la firme. A substância sintetizada em laboratório é, basicamente, a mesma já existente no organismo, por isso quase não existem restrições quanto ao seu uso. O cirurgião plástico só precisa ter cautela quanto à quantidade de produto que irá usar tanto para tratar as olheiras, quanto para aumentar o tamanho dos lábios, para que o resultado seja o mais natural possível.

Com o tempo, o organismo absorve o ácido hialurônico e a região das olheiras e os lábios voltam a perder o volume. É preciso fazer uma nova aplicação para continuar a ter os mesmo resultados. E isso é necessário em qualquer idade: aos 20, aos 30, aos 40 ou acima disso.

A única coisa que muda com a idade para fazer preenchimento são as indicações para o tratamento. Aos 30 anos, por exemplo, além de continuar a realizar as injeções para cuidar das olheiras e dos lábios finos, o cirurgião plástico pode recomendar a aplicação da substância para suavizar rugas como as formadas no sulco nasogeniano, o popular bigode chinês, que tendem a ficar mais evidentes nessa fase da vida.
O preenchimento facial com ácido hialurônico pode ser usado para restaurar o volume perdido da pele, inclusive dos lábios, aos 40 anos. Os locais mais comuns das injeções são entre as sobrancelhas, na região da mandíbula e no contorno da bochecha.

Em qualquer situação, o número de aplicações varia conforme a quantidade de áreas do rosto em que é preciso realizar a injeção para rejuvenescer a pele. Essa avaliação é feita pelo cirurgião plástico. Por isso, converse com seu médico caso esteja pensando em tratar as olheiras, rugas ou outras marcas presentes ou que estejam surgindo na face. Ele saberá orientar você corretamente sobre o procedimento mais adequado.

Abraço,
Dr. Gustavo Morellato
Cirurgião Plástico
CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.