Artigo

Como é a preparação para a cirurgia de blefaroplastia?

Como é a preparação para a cirurgia de blefaroplastia?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 10/12/2017 - Atualizado 07/02/2019

A cirurgia de blefaroplastia, também conhecida como cirurgia de pálpebra, é um procedimento muito procurado por pessoas com mais de 30 anos. O tratamento é destinado à remoção do excesso ou flacidez de pele (dermatocálase) e, também, das bolsas de gordura das pálpebras. O objetivo da cirurgia é melhorar a aparência da região em torno dos olhos, devolvendo um aspecto mais jovial e descansado ao paciente.

 

O processo cirúrgico pode ocorrer sob anestesia local ou por sedação. O cirurgião marca os locais com excesso de pele e os retira com o auxílio de um bisturi. A cirurgia de blefaroplastia dura em torno de uma hora e pode ser realizada junto a outros procedimentos, como, por exemplo, a rinoplastia (cirurgia de nariz), o lifting facial, dentre outros. O pós-operatório consiste em cuidados diários simples e, em três meses, já é possível verificar os benefícios proporcionados pela cirurgia.

Para quem a cirurgia de blefaroplastia é indicada?

Quem busca uma harmonização facial pode observar alguns detalhes para considerar a blefaroplastia como opção para ajudar no seu caso.

Os sinais mais expressivos são as bolsas de gordura, presentes na parte inferior e posterior dos olhos. Como  a pele tende a perder a elasticidade, devido a redução na produção de colágeno com o passar dos anos, as bolsas palpebrais começam a se destacar. Elas são ocasionadas pela retenção de líquidos e gorduras naturais da região que são retiradas com a blefaroplastia, em uma pequena incisão rente aos cílios inferiores.  

 

Além da remoção de bolsas de gordura, os especialistas indicam a cirurgia de blefaroplastia para casos de dermatocálase, quando a pele fica frouxa ou flácida.  Essa condição está  relacionada à diminuição na produção de colágeno no organismo, associada à perda de sustentação dos músculos e pele da face.

 

Esses fatores acabam causando dobras nas pálpebras superiores, prejudicando seu contorno natural e implicando em um efeito de cansaço ou envelhecimento. A flacidez da pele pode, ainda, afetar a qualidade de vida do paciente, caso avance sobre os olhos. Ela dificulta o movimento das pálpebras e altera o campo de visão periférico, por exemplo. O cirurgião plástico faz a correção “levantando” as pálpebras superiores, o que confere o aspecto mais leve ao olhar.

 

O procedimento também é indicado para a remoção do excesso de pele, rugas finas e para corrigir a queda das pálpebras inferiores. Em todos os casos, as cicatrizes são discretas, pois são feitas nas dobras das pálpebras superiores, para remoção do excesso de pele, e das pálpebras inferiores nas dobras dos cílios, para retirada de bolsas de líquidos e gordura.

Cuidados antes da cirurgia de blefaroplastia

Antes de realizar a cirurgia de blefaroplastia, é fundamental que o paciente escolha um profissional de confiança e que possua o título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Apenas um cirurgião especializado poderá avaliar e indicar qual o procedimento ideal para cada caso.

 

Por isso, é necessário conversar com um profissional de confiança, que fará uma avaliação da saúde da paciente, para entender o que ele busca e como a blefaroplastia poderá ajudá-la. O cirurgião plástico indicará, também, cuidados antes, durante e após a cirurgia.

 

O paciente inicia o pré-operatório já na primeira consulta. Neste momento, é necessário relatar casos de doenças, uso contínuo de medicações e o uso de substâncias tóxicas, como o cigarro. Alguns exames médicos também são solicitados pelo cirurgião.

Nos momentos que antecedem a cirurgia de blefaroplastia, a paciente deve seguir os seguintes cuidados:

 

  • evitar o fumo e as bebidas alcoólicas;
  • evitar comidas gordurosas nos dias que antecedem a cirurgia;
  • estar em jejum pelo tempo predeterminado;
  • não utilizar medicamentos com ácido acetilsalicílico ou anticoagulantes por um período mínimo de sete dias;
  • não aplicar nenhum tipo de maquiagem no rosto;
  • estar acompanhada de um parente ou amigo.

Prós e contras da cirurgia de blefaroplastia

Uma das maiores preocupações de quem faz algum procedimento cirúrgico é a possibilidade de ocorrer cicatrizes. A cirurgia de blefaroplastia requer incisões pequenas e discretas que, quase sempre, são imperceptíveis. O procedimento, quando realizado isoladamente, não requer internação, podendo a paciente ter alta no mesmo dia da operação.

 

Os cuidados pós-operatórios são relativamente simples, porém imprescindíveis. Como não é feito o uso de curativos, basta higienizar com água e sabonete até a retirada dos pontos, aplicar compressas geladas, caso haja inchaço, e proteger o local com o uso de óculos escuro por, pelo menos, 30 dias. Os demais cuidados são orientados pelo médico, que considera o quadro clínico individual do paciente, podendo indicar medicamentos antibióticos e analgésicos.

 

Os resultados da blefaroplastia são visíveis na primeira semana após a cirurgia e, se o paciente seguir corretamente as orientações médicas, é possível encurtar o tempo de recuperação – o qual já é considerado rápido. São, em média, três meses para a percepção clara dos efeitos produzidos pelo procedimento e entre seis meses e um ano para alcançar o efeito final. Além disso, os resultados podem durar cerca de dez anos.

 

As contraindicações para a realização da blefaroplastia  estão associadas a qualquer tipo de procedimento cirúrgico, que podem causar riscos à saúde. O mais adequado é sempre discutir a possibilidade, ou não, de realizar a operação com o cirurgião plástico, que deve prezar sempre pela manutenção da saúde e bem-estar de todos os pacientes.

 

 

Ter um olhar mais jovem e expressivo é um desejo possível de ser realizado com a cirurgia de blefaroplastia. Tire suas dúvidas com o seu cirurgião plástico e conheça mais detalhes sobre os benefícios deste procedimento.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.