Artigo

Quando fazer a mastopexia com prótese?

Quando fazer a mastopexia com prótese?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 14/12/2018 - Atualizado 07/02/2019

Mastopexia com prótese: será que esse cirurgia plástica é indicada para você? A mastopexia já é um procedimento comumente buscado por mulheres de todas as idades. Os principais objetivos são reverter o aspecto caído dos seios, seja decorrente de gravidez, amamentação, oscilações de peso ou envelhecimento. Mas quando aliar a operação com o implante de próteses de silicone?

Antes de adentrarmos mais nesse assunto, gostaria de esclarecer as diferenças entre os principais tipos de cirurgias plásticas nas mamas para que você não fique com nenhuma dúvida. Confira!

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora é indicada para mulheres que possuem seios muito volumosos e desejam diminuí-los para ficar com um aspecto mais proporcional ao corpo. Se for por questões simplesmente estéticas, a decisão deve ser tomada pela paciente. O problema é que, em muitos casos, o volume excessivo dos seios provoca dores na coluna, desconforto e fadiga. Nesses casos, recomenda-se a operação para garantir uma melhor qualidade de vida à paciente.

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento, popularmente conhecida como cirurgia de implante de silicone, é um dos procedimentos mais procurados no Brasil em se tratando de cirurgia plástica. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2015, foram realizadas 158.950 procedimentos no país. A cirurgia é indicada para pacientes que desejam aumentar o volume dos seios ou tentar devolver a forma que eles tinham quando jovens. A prótese de silicone é introduzida atrás do músculo ou abaixo da glândula mamária, de acordo com a avaliação do médico responsável.

Mastopexia

Como citei no início do artigo, a mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é uma cirurgia que possui a finalidade de corrigir os seios caídos. O procedimento, basicamente, promove a recuperação da pele flácida das mamas sem modificar o tamanho e a forma delas, reposicionando a aréola e o tecido mamário. Após a cirurgia, os seios ficam permanentemente em uma posição mais elevada. O levantamento dos seios acontece por meio da retirada da pele. Para isso, o cirurgião plástico faz incisões ao redor da aréola, que podem se estender até o sulco mamário.

Afinal, quando fazer a mastopexia com prótese?

Como a mastopexia não altera o tamanho das mamas, e nem sempre preenche o colo (parte superior da mama), o procedimento tem sido realizado em associação com a cirurgia de implante de silicone. A mastopexia com prótese é indicada para pacientes que, além de desejarem corrigir os seios caídos, também querem aumentar o volume das mamas.

Além disso, se a mama for muito flácida e com excesso de pele, somente a mastopexia isolada pode não ser capaz de resolver o problema. Nesses casos, o médico pode recomendar um pequeno implante de prótese de silicone, que é colocado atrás do tecido mamária para dar mais sustentação e projeção à mama.

Em resumo, a mastopexia com prótese é realizada para atingir dos objetivos de uma vez só: o levantamento de seios flácidos e caídos e o aumento do tamanho dos seios. Se a paciente possuir um volume mamário que ela considere suficiente, mas apresenta seios flácidos e caídos, a mastopexia isolada pode ser a melhor opção. Para chegar ao melhor resultado, converse com seu cirurgião plástico, ele poderá indicar como associar os dois procedimentos e orientar qual a opção mais saudável para vocês.

Ainda está em dúvida se a mastopexia com prótese é indicada para você? Entre em contato. Será um prazer esclarecer suas dúvidas.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.