Artigo

Existe um implante de silicone para cada parte do corpo!

Existe um implante de silicone para cada parte do corpo!

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 07/01/2019

O implante de silicone nos seios é uma das cirurgias plásticas mais procuradas no Brasil e no mundo todo. Para se ter uma ideia, em 2017, foram realizados mais de 1.4 milhão de mamoplastias de aumento no mundo todo, segundo dados da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética.

Mas engana-se quem acha que o implante de silicone só pode ser colocado nos seios. Com o avanço das técnicas na área de cirurgia plástica, várias partes do corpo podem ser remodeladas com o uso dessas próteses.

Hoje, já é comum utilizar o implante de silicone em:

  • seios (tanto em mulheres quanto em homens);
  • panturrilha;
  • bumbum;
  • queixo;
  • nariz;
  • coxa.

Independente da parte do corpo que você deseja aplicar silicone, é fundamental que o material seja de qualidade e aprovado por órgãos reguladores. Infelizmente, algumas pessoas ainda usam o silicone industrial, que é proibido e pode causar graves danos à saúde.

Os silicones preenchidos com gel coesivo costumam ser os mais indicados para serem usados em cirurgias plásticas. Isso é devido ao menor índice de complicações que podem surgir após o procedimento.

Quais são as cirurgias mais comuns que utilizam implante de silicone?

Mesmo já sendo utilizado em várias partes do corpo, a cirurgia de implante de silicone nos seios ainda é o procedimento mais realizado em se tratando da utilização do produto. As duas principais são a mamoplastia de aumento e a mastopexia com prótese. Saiba qual a diferença entre elas!

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento, popularmente conhecida como cirurgia de implante de silicone, é um dos procedimentos mais procurados no Brasil em se tratando de cirurgia plástica. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética, em 2017, foram realizadas 215.380 procedimentos no país.

A cirurgia é indicada para pacientes que desejam aumentar o volume dos seios ou tentar devolver a forma que eles tinham quando jovens. A prótese de silicone é introduzida atrás do músculo ou abaixo da glândula mamária, de acordo com a avaliação do médico responsável.

Mastopexia com prótese

A mastopexia, também conhecida como lifting de mama, é uma cirurgia que possui a finalidade de corrigir os seios caídos ou flácidos. O procedimento, basicamente, remove a pele flácida das mamas sem modificar o tamanho e a forma delas, reposicionando a aréola e o tecido mamário.

Após a cirurgia, os seios ficam em uma posição mais elevada. Como a mastopexia não altera o tamanho das mamas, e nem sempre preenche o colo (parte superior da mama), o procedimento tem sido realizado em associação com a cirurgia de implante de silicone.

A mastopexia com prótese é indicada para pacientes que, além de desejarem corrigir os seios caídos, também querem aumentar o volume das mamas.

Quais são os tipos de prótese para os seios?

Para atender à necessidades específicas das mulheres que desejam aumentar os seios, existem diferentes tipos de prótese de silicone.

Redondo e de perfil alto e superalto: o volume é distribuído igualmente e realça mais o colo. A região fica mais desenhada, por assim dizer.

Redondo e de perfil moderado: deixa o contorno das mamas mais suave. É ideal para mulheres que desejam dar ênfase ao colo, mas de maneira discreta.

Anatômico: é o tipo de prótese de silicone mais clássico. Com ele, o contorno das mamas não fica muito arredondado e a maior parte do volume permanece retido na parte inferior. É o formato que mais se assemelha ao das mamas naturais.

A escolha pelo modelo de silicone, tanto o tamanho quanto o tipo, devem ser feitas em conjunto com um cirurgião plástico. Ele poderá sanar dúvidas específicas para o seu caso.

Se você ficou com alguma dúvida sobre o tema, entre em contato. Será um prazer lhe ajudar!

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.