Artigo

Que tipo de cirurgia plástica na barriga eu posso fazer?

Que tipo de cirurgia plástica na barriga eu posso fazer?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 20/10/2018 - Atualizado 07/02/2019

A barriga é uma das regiões que mais incomodam as mulheres quando o assunto é estética corporal. A busca pelo corpo perfeito faz com que muitas delas optem pela cirurgia plástica na barriga como a alternativa mais rápida e eficiente para alcançar o corpo dos sonhos.

O número desses procedimentos estéticos não para de crescer no Brasil. Para se ter uma ideia, somente em 2016, quase 225 mil pacientes foram submetidos à lipoaspiração, cirurgia plástica mais realizada no país, segundo dados da  International Society of Aesthetic Plastic Surgery (Isaps).

Com o avanço da medicina, a cirurgia plástica na barriga se tornou um procedimento estético seguro, oferecendo riscos mínimos aos pacientes, desde que seja realizado com um profissional especializado na área.

Quais são os tipos de cirurgia plástica na barriga?

Atualmente, existem três procedimentos cirúrgicos muito conhecidos para melhorar a estética da barriga, os mais conhecidos são a lipoaspiração, a lipoescultura e a abdominoplastia. Vamos entender melhor cada um deles!

Lipoaspiração

A lipoaspiração é um procedimento indicado para combater gorduras localizadas na lateral do abdome e na região abaixo do umbigo, popularmente conhecidas como os famosos “pneuzinhos”. O método utiliza técnicas e equipamentos responsáveis por realizar uma espécie de “aspiração” nas gorduras localizadas. Geralmente, o procedimento elimina até 5% do peso corporal.

A lipoaspiração deve ser realizada com anestesia geral, local ou peridural e pode durar  cerca de 2 horas. O tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa, mas normalmente dentro de alguns dias ou semanas o paciente já está completamente recuperado, devendo seguir criteriosamente as recomendações médicas após o procedimento.

Lembrando que essa é uma intervenção cirúrgica recomendada para pacientes com gordura localizada e que dificilmente apresentam melhoras com exercícios físicos ou dietas. A lipoaspiração visa a modelagem corporal do paciente, não sendo recomendada para tratar obesidade ou eliminar peso de maneira mais rápida.

Lipoescultura

A lipoescultura é um procedimento cirúrgico que utiliza técnicas da lipoaspiração e lipoenxertia com a finalidade de realocar gorduras e evidenciar o contorno corporal. Através dos mesmos métodos utilizados na lipoaspiração, a gordura localizada é retirada do local desejado e enxertada em um novo local do corpo.

O enxerto é realizado com a ajuda de finas seringas, que são responsáveis por inserir a gordura em outro local, dando volume e definindo novos contornos corporais. Geralmente, a gordura retirada é enxertada nos glúteos, seios ou partes da face.

O procedimento é indicado para pacientes que desejam apenas remodelar o corpo, sem a intenção de perda de peso. Por isso, esse tipo de cirurgia plástica na barriga não é recomendado para pacientes obesos ou com alto índice de gordura corporal.

Abdominoplastia

Segundo o instituto de pesquisas Ideafix, a abdominoplastia já é o segundo procedimento cirúrgico na área de estética mais procurado por mulheres de 18 a 45 anos, perdendo apenas para a lipoaspiração.

Esse tipo de cirurgia é indicado para quem deseja diminuir a gordura abdominal ou eliminar a flacidez causada pelo excesso de pele na região. Como a barriga é uma das regiões do corpo que mais acumulam gordura, pessoas com peso e proporção dentro da média, podem vir a apresentar uma barriga flácida e com excesso de gordura.

Em pessoas que já passaram por uma gravidez, possuem idade mais avançada, apresentaram oscilações de peso durante a vida ou realizaram uma cirurgia prévia, as chances de desenvolver os temidos pneuzinhos ou flacidez na barriga são ainda maiores.

Da mesma forma que a lipoaspiração e a lipoescultura, a abdominoplastia não é recomendada para tratar obesidade ou eliminar peso de maneira mais rápida. Em alguns casos, inclusive, o paciente deve estar relativamente em forma para realizar a operação.

Como é a cirurgia de abdominoplastia?

O procedimento funciona da seguinte forma: o cirurgião faz pequenas incisões em forma de semicírculo acima da região pubiana. De acordo com o tamanho da região marcada, é feita a retirada do excesso de pele.

Após essa etapa, é realizada uma segunda incisão. A pele e a camada de gordura presente no abdômen são separadas e a incisão deixa os bordos da musculatura do reto abdominal expostos. Os músculos abdominais são suturados para criar uma barriga mais lisa e definida.

A pele em excesso é puxada para baixo e retirada logo em seguida. Após a finalização do procedimento, o cirurgião insere drenos de aspiração na região abdominal, que irão evitar o acúmulo de líquido na região. Os drenos podem ser retirados no mesmo dia da cirurgia ou alguns dias depois.

O tempo de duração desse tipo de cirurgia na barriga costuma ser mais rápido que o das outras cirurgias citadas anteriormente, levando, em média, de 1 a 3 horas. O paciente deve estar ciente de que a operação deixa uma cicatriz na região da barriga, cuja extensão varia de acordo com a quantidade de pele e gordura retirada.

A abdominoplastia é um procedimento completamente personalizado, que varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Nesse sentido, um atendimento individualizado é extremamente importante para garantir o sucesso da operação.

Somente um cirurgião plástico certificado é capaz de analisar as condições individuais de cada paciente e realizar a operação da melhor maneira possível, visando a saúde e satisfação pessoal de quem se submete ao procedimento.

Para esclarecer possíveis dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos prontos para lhe atender!

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.