Artigo

Entenda o que é diástase e o que fazer para tratá-la

Entenda o que é diástase e o que fazer para tratá-la

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 24/01/2018 - Atualizado 07/02/2019

É simples entender o que é diástase. A condição refere-se ao afastamento dos músculos abdominais e ocorre, normalmente, durante a gravidez, sendo a principal causa de flacidez na barriga. A diástase pode ocasionar, também, dor lombar.

Esse deslocamento pode chegar a até 10 centímetros e se deve à fraqueza do reto abdominal que se estica, devido ao crescimento da barriga na gestação. Outras causas da diástase são a rápida perda de peso ou quando se levanta objetos muito pesados em uma postura incorreta.

Entenda o que é diástase e os seus tipos

Após uma gestação, a barriga da mulher pode apresentar diferentes graus de flacidez. Veja, abaixo, alguns exemplos para entender o que é diástase:

Barriga “pochete”

Esse tipo de diástase caracteriza-se por uma barriga que apresenta um alto grau de flacidez embaixo da região do umbigo. A boa notícia é que essa condição é a mais fácil e rápida de se recuperar. Contudo, necessita de alguns cuidados. Outro ponto a ser analisado pelas pessoas que apresentam diástase é que o problema está diretamente ligado com a postura incorreta da coluna e quadril.

Nestes casos, o períneo está muito debilitado e fraco, e ele será fundamental no processo de recuperação desse tipo de diástase. Ao se realizar exercícios físicos, é preciso dar prioridade àqueles específicos para essa musculatura.

Barriga avental e caída

A barriga avental relaciona-se com dois tipos de diástase: a localizada na parte inferior da barriga e a diástase que abrange todo o tecido da região. Este tipo pode ser visualizado desde a região de cima, nas costelas, até a parte de baixo, envolvendo o umbigo.

Essa diástase também pode estar associada ao excesso de peso. No entanto, na maioria dos casos, não é o excesso de gordura que resulta no aspecto avental, e sim, o alongamento residual severo e a flacidez muscular.

Umbigo para fora

Esse tipo de barriga está ligada à diástase na parte central, mais precisamente na região do umbigo. A execução de exercícios inadequados e o excesso de peso podem ajudar a desenvolver esse tipo de sintoma. Isso porque o excesso de peso aumenta a barriga. Ela também está ligada à postura que, quanto mais incorreta, mais flacidez causa na barriga.

Nestes casos, é necessário recuperar a estabilidade postural e a força abdominal. Assim, será possível reduzir e tentar reverter a diástase, o que será essencial para a melhora da região.

Estômago alto e “estufado”

É bastante comum ocorrer o estômago alto após a gravidez. Esse tipo de diástase acontece mesmo com a pessoa comendo muito pouco. Igualmente aos tipos anteriores, o estômago alto também pode ser eliminado com exercícios físicos e posturais.

Saiba como eliminar a diástase

Fisioterapia

A fisioterapia promove a contração dos músculos, até que eles se redefinam. A técnica é muito eficiente no fortalecimento do reto abdominal.

Exercícios físicos e posturais

Os exercícios físicos e posturais ajudam bastante no tratamento das diástases. Contudo, necessitam de supervisão profissional. Isso se deve ao fato de eles acabarem piorando a condição ao serem mal executados, causando um aumento na pressão intra-abdominal.

Cirurgia plástica

A cirurgia plástica é umas das principais formas de correção das diástases profundas. Além disso, é muito simples e consiste em “costurar” os músculos. Apesar da cirurgia poder ser realizada somente com este intuito, o médico também pode sugerir uma lipoaspiração ou abdominoplastia para remover a gordura em excesso, costurando o músculo, para finalizar.

Nos casos em que há a necessidade de intervenção cirúrgica, o cirurgião plástico poderá escolher entre a abdominoplastia, mini-abdominoplastia ou, raramente, a cirurgia por vídeo, que praticamente não forma cicatrizes.

Celebridades que tiveram diástase

Sandy

A cantora Sandy entendeu o que é diástase e apresentou a condição em 2015, um ano após o nascimento do seu filho. Para revertê-la, a cantora apostou nos exercícios físicos abdominais.

Thaís Fersoza

Já a atriz Thaís Fersoza, que se tornou mãe em 2016, divulgou em suas redes sociais que estava realizando tratamento para a diástase. Ela praticou exercícios específicos associados à inspiração e expiração, que diminuem a pressão intra-abdominal, aspirando as vísceras para cima e tonificando a parede abdominal.

Giovanna Antonelli

Faziam seis anos que a atriz Giovanna Antonelli havia dado à luz às suas filhas, quando decidiu realizar uma cirurgia para corrigir a diástase abdominal. Em casos como o da atriz, os exercícios não causaram melhora no fortalecimento dos músculos abdominais.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.