Artigo

Vantagens da cirurgia plástica pós-bariátrica

Vantagens da cirurgia plástica pós-bariátrica

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 06/11/2016 - Atualizado 07/02/2019

É alto o número de pessoas que lutam contra a balança. Para muitas, a única forma de vencer essa batalha é se submetendo a uma cirurgia bariátrica. Além de provocar a perda de peso, a solução cirúrgica para emagrecer causa outro efeito: a flacidez da pele. Uma das vantagens da cirurgia plástica pós-bariátrica é corrigir essa flacidez, porém, existem outras que quero que você conheça.

4 vantagens da cirurgia plástica pós-bariátrica

  1. Melhora das condições de saúde

A diminuição da massa corporal faz com que a pele perca elasticidade e haja sobra de pele flácida. A remoção do volume cutâneo acumulado evita que a paciente venha a desenvolver infecções crônicas devido à umidade nas dobras, que pode causar assaduras, irritações e micoses.

  1. Melhora da autoestima

Além de doenças, a existência de pele em excesso e flácida pode gerar, em homens e mulheres, um efeito psicológico  negativo em relação à autoimagem. A aparência aquém da da esperada pode levar o indivíduo a ter uma vida mais reclusa. A cirurgia plástica pós-bariátrica também age no fator psicológico ao promover a melhora do contorno corporal.

  1. Mamas com mais projeção

As mamas retêm muita gordura e a grande perda de peso faz com que a região também sinta os efeitos do emagrecimento provocado pela cirurgia bariátrica. A retirada do excesso de pele e a colocação de próteses de silicone devolve o volume às mamas e melhora a projeção delas.

  1. Braços menos flácidos ou sem flacidez

Outro efeito da cirurgia bariátrica é a flacidez no braço. Na parte conhecida como “tchauzinho” costuma haver muita gordura, que dificilmente é removida, apesar da prática de exercícios físicos. A diminuição do peso corporal faz com que haja excesso de pele também nessa região. A cirurgia pós-bariátrica retira a pele excedente e altera o contorno dos braços para deixar o corpo mais harmônico.

  1. Corpo mais harmônico

A maior mudança no corpo de quem se submete a uma cirurgia bariátrica ocorre no abdômem. É onde o acúmulo de pele é maior e, talvez, seja percebido mais facilmente o efeito da operação. Geralmente, é o primeiro foco de mudança de quem deseja se beneficiar das vantagens da cirurgia plástica pós-bariátrica.

O procedimento detém inúmeras indicações, mas só deve ser realizado após a estabilização do peso para que os resultados não sejam comprometidos. É preciso que a paciente se alimente de forma saudável e pratique exercícios regularmente após se recuperar da cirurgia para controlar o peso, caso contrário, todo o esforço pode ser perdido.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato

Cirurgião Plástico

CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.