Artigo

Cicatriz da mamoplastia de aumento é quase imperceptível

Cicatriz da mamoplastia de aumento é quase imperceptível

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 25/05/2017 - Atualizado 07/02/2019

Um dos maiores medos das pacientes que vêm até meu consultório é da cicatriz da mamoplastia de aumento. Infelizmente, a cicatriz é uma consequência de toda cirurgia. Com a mamoplastia de aumento não é diferente. Para fazer o implante das próteses, o cirurgião precisa fazer uma incisão, que acaba resultando em uma cicatriz. Nessa cirurgia, essa marca costuma ter entre dois a quatro centímetros.

A boa notícia é que através das tecnologias que foram desenvolvidas, existem tratamentos e técnicas cirúrgicas para deixar as cicatrizes quase imperceptíveis. Então, se você pensa em realizar um procedimento como esse, não se preocupe. Tenha uma conversa franca com o cirurgião plástico, fale sobre suas expectativas, que o especialista auxiliará você em todo o processo para que os resultados sejam satisfatórios.

Também é importante salientar que cada mulher possui um período de recuperação diferente. Logo, o processo de cicatrização também dependerá de cada organismo, pois nenhum é igual ao outro. Alguns processos de cicatrização ocorrem de uma forma melhor e mais rápida do que outros.

Onde fica localizada a cicatriz da mamoplastia de aumento

O local da cicatriz da mamoplastia de aumento depende de onde foi realizada a incisão para colocação das próteses mamárias. São três as regiões em que normalmente as intervenções podem ser feitas.

O  sulco inframamário, ou seja, a região inferior da mama, é o local onde a incisão das cirurgias de aumento das mamas é mais realizada. A cicatriz situada nessa área quase não é vista, pois a própria mama a esconde. Além disso, as funções das mamas não são prejudicadas com esse tipo de intervenção.

Outra área em que a cicatriz pode se formar é na região areolar, quando o cirurgião plástico opta por colocar a prótese de silicone pela aréola. As cicatrizes nessa região costumam ser finas, já que a pele dessa área é menos espessa. Esse corte pode gerar uma certa insensibilidade nos mamilos depois da cirurgia.

Alguns cirurgiões plásticos preferem introduzir a prótese de silicone nas mamas por meio de uma incisão axilar. Nesse caso, a cicatriz é escondida pela axila e não fica, portanto, localizada no seio.

Em conjunto com a paciente, o médico define qual procedimento é mais adequado para ela. Antes de ser definido o procedimento, o especialista também solicita alguns exames para avaliação prévia.

Além disso, o pós-operatório da cirurgia de aumento das mamas também influencia na cicatrização. Por isso, é preciso se cuidar muito bem durante a recuperação. Depois que o procedimento termina, a mulher precisa permanecer com um curativo e usar um sutiã especial. A visita semanal ao médico durante o primeiro mês depois da cirurgia também é importante. Com o acompanhamento, o médico pode verificar como está evoluindo a cicatrização, prevenir possíveis problemas e atuar para que os resultados positivos sejam mantidos.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato

Cirurgião Plástico

CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.