Artigo

Saiba como é a recuperação da mamoplastia de aumento

Saiba como é a recuperação da mamoplastia de aumento

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 26/01/2017 - Atualizado 07/02/2019

Poder fazer uma mamoplastia de aumento é o desejo de muitas mulheres. A motivação de algumas é a impressão de que as mamas são pequenas. Outras querem recuperar a forma e o volume perdidos após a amamentação ou perda excessiva de peso. Cada uma tem as próprias razões e pode realizar a cirurgia utilizando técnicas diferentes, mas todas precisam ter um cuidado: em relação à recuperação da mamoplastia de aumento.

Esses cuidados não iniciam somente no pós-operatório, e sim já na preparação para a cirurgia. Informar-se sobre o procedimento para estar preparada para realizá-lo já é uma boa maneira de entender o que será necessário fazer no período posterior à cirurgia. Conhecer as histórias de familiares, amigas ou conhecidas que já colocaram próteses de silicone nas mamas também ajuda a saber o que esperar após a mamoplastia de aumento.

Resultado da cirurgia depende de uma boa recuperação da mamoplastia de aumento

A cirurgia traz, para algumas mulheres, satisfação pessoal e maior aceitação do corpo, sentimentos que só são possíveis de vivenciar quando tudo acontece conforme o planejado. Entretanto, para que os planos se concluam da forma como foram pensados, é muito importante a mulher cuidar-se durante o período de recuperação da mamoplastia de aumento.

O procedimento é um dos mais realizados pelas mulheres e tem boas chances de obter um resultado agradável se a mulher for bem orientada pelo cirurgião plástico e souber se cuidar. Embora algumas relatem não sentirem dores e afirmem terem tido uma recuperação bastante rápida, sem riscos ou complicações, é importante ressaltar que cada pessoa é diferente da outra e processa os acontecimentos, inclusive físicos, de maneiras distintas. Assim, o fato de uma mulher não ter tido queixas no pós-operatório não significa que o mesmo vai acontecer com outras mulheres.

Existe um motivo para haver um tempo específico para a recuperação: o organismo precisa se restabelecer. Esse período não foi determinado aleatoriamente, mas, em parte, pela observação. Logo, é preciso respeitá-lo e seguir as orientações médicas para voltar à rotina normal plenamente restabelecida.

A prótese de silicone é algo estranho ao corpo e o organismo precisa de tempo para se habituar à presença dela. Nesse intervalo, é necessário usar um sutiã pós-operatório por até um mês. A peça é específica para uso após a cirurgia, sem armação de metal e produzida com um tecido que não causa alergia. O único momento em que pode ser retirada do corpo é o do banho.

A mulher que se submeteu à mamoplastia de aumento também deve:

  • evitar dormir de bruços e com os braços elevados;
  • consumir pouco sal para prevenir o inchaço;
  • não erguer os braços acima da linha dos ombros;
  • não ingerir medicamentos com ácido acetilsalicílico por até 14 dias após a mamoplastia de aumento;
  • não expor-se ao sol antes de 40 dias.

Em caso de dúvida, o mais adequado é conversar franca e abertamente com o cirurgião plástico que fará a colocação dos implantes mamários. Nenhuma mulher deve ir para a cirurgia com perguntas sem respostas.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.