Artigo

Tipos de prótese de silicone: quais existem?

Tipos de prótese de silicone: quais existem?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 20/06/2017 - Atualizado 07/02/2019

Em todas as consultas que realizo com mulheres que desejam aumentar as mamas, há uma pergunta que sempre surge: qual prótese de silicone devo colocar?

Sempre aconselho que, primeiro, seja definido o formato do implante, de acordo com os resultados que a paciente deseja obter com a mamoplastia de aumento. E, quando falo em formato, não me refiro somente ao volume em mililitros da prótese.

É muito comum que as pacientes acreditem que esse seja o único aspecto a ser decidido em relação ao implante, quando, na verdade, o volume é apenas uma das características a se pensar. É preciso definir, também, qual altura terá a prótese, ou seja, qual será o perfil (alto, moderado ou baixo), e qual forma ela terá. Existem três formatos possíveis, sobre os quais comento a seguir.

Modelos de prótese de silicone

Cada modelo de prótese de silicone atende a um propósito.

Redondo e de perfil alto: o volume é distribuído igualmente e realça mais o colo. A região fica mais desenhada, por assim dizer.

Redondo e de perfil moderado: deixa o contorno das mamas mais suave. É ideal para mulheres que desejam dar ênfase ao colo, mas de maneira discreta.

Anatômico: é o tipo de prótese de silicone mais clássico. Com ele, o contorno das mamas não fica muito arredondado e a maior parte do volume permanece retido na parte inferior. É o formato que mais se assemelha ao das mamas naturais.

É muito importante que o implante escolhido seja de boa qualidade. Os de revestimento texturizado e preenchidos com gel coesivo costumam ser os mais indicados para serem usados em cirurgias plásticas, devido ao menor índice de complicações que podem surgir após o procedimento.

No entanto, o uso de qualquer tipo de prótese de silicone envolve alguns cuidados. Como cirurgião plástico, tenho muita cautela durante a cirurgia para que não haja risco de os implantes se deslocarem no período pós-operatório. Também reforço às pacientes o quanto é importante seguir corretamente todas as orientações para que a recuperação ocorra como o esperado.

A mamoplastia de aumento pode ser feita em qualquer mulher que deseje ter mamas maiores, desde que a região já esteja totalmente desenvolvida. É um procedimento muito seguro, quando realizado por um profissional que seja, de fato, certificado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Esse, aliás, é um ponto muito importante. Nunca faça qualquer cirurgia plástica com um médico que não possua o título de especialista concedido pela SBCP. O risco de a cirurgia dar errado é muito maior nesse caso.

A mamoplastia de aumento deve ser feita para trazer bem-estar, e não mais problemas. Portanto, informe-se sobre o procedimento antes de realizá-lo e certifique-se de que todas as normas de segurança estejam sendo seguidas pelo profissional. Em caso de dúvida, procure um cirurgião plástico que lhe transmita confiança.

 

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato
Cirurgião plástico
CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.