Artigo

Cirurgia de mama: já ouviu falar na mastopexia?

Cirurgia de mama: já ouviu falar na mastopexia?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 07/02/2017 - Atualizado 07/02/2019

Seja para levantar e aumentar os seios ou cuidar da flacidez que surge em função do envelhecimento, da gravidez, da amamentação, da oscilação de peso ou por causa da hereditariedade, a cirurgia de mama é a operação plástica mais indicada pelos cirurgiões às mulheres que querem modificar a aparência dos seios. E não é só com próteses de silicone que isso é possível. A mastopexia – ou lifting de mama – também permite realizar algumas alterações que não envolvem somente aumentar o volume.

O procedimento, basicamente, promove a recuperação da pele flácida das mamas sem modificar o tamanho e a forma delas, reposicionando a aréola e o tecido mamário. Há casos em que a mastopexia pode ser feita junto com a mamoplastia de aumento, para não só retirar o excesso de pele, mas também mudar o tamanho e o formato das mamas com a colocação de próteses de silicone.

Mastopexia é uma cirurgia de mama para a qual a mulher também precisa se preparar

Apesar de parecer que a mastopexia é uma cirurgia de mama mais simples que as demais, ela exige tanta atenção no preparo para a operação quanto qualquer outro procedimento. Ou seja, requer a escolha de um cirurgião plástico especializado, de fato, para realizá-la.

Há algumas maneiras de encontrar o médico certo. Pode-se começar pedindo indicações para amigas, familiares e conhecidas. Depois, é possível fazer uma busca no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) para se certificar de que o médico realmente possui o título de especialista em cirurgia plástica. Todo profissional da área com certificação é membro da SBCP. Por fim, uma parte importante do processo de definição do cirurgião plástico que irá fazer a mastopexia é consultar-se com o médico. Sem que se estabeleça confiança no profissional, não é recomendado fazer a cirurgia, pois o relacionamento entre especialista e paciente deve ser duradouro.

Antes da operação, a paciente tem de realizar todos os exames pré-operatórios gerais (de sangue, eletrocardiograma, radiografia de tórax) e os específicos para análise da mama (ultrassonografia e mamografia). Também é preciso tomar certos medicamentos prescritos pelo cirurgião e ajustar os remédios de uso cotidiano, evitar tomar ácido acetilsalicílico, anti-inflamatórios e medicações naturais, pois há risco de ocasionarem aumento do sangramento, e parar de fumar bem antes da cirurgia.

Todas as orientações médicas devem ser seguidas corretamente, pois a preparação para a cirurgia também influencia no bom resultado do procedimento. Qualquer dúvida que a mulher tem em relação às recomendações, deve discutir com o cirurgião plástico. Nenhuma mudança deve ser feita sem o conhecimento e consentimento dele, sob o risco de interferir na cirurgia e na recuperação pós-operatória.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.