Artigo

Excesso de pele nas pálpebras: saiba como resolver

Excesso de pele nas pálpebras: saiba como resolver

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 22/09/2016 - Atualizado 07/02/2019

A blefaroplastia, cirurgia plástica que remove o excesso de pele nas pálpebras, é realizada quando os tecidos da região perdem a elasticidade e ficam flácidos, formando as conhecidas “bolsas” nos olhos e deixando o olhar com aspecto caído e cansado.

O excesso de pele nas pálpebras é uma condição que surge com maior frequência após os 40 anos, mas isso não é regra. Há mulheres mais jovens que também vêm ao consultório em busca de uma solução para o problema.

Mais do que modificar a aparência, a blefaroplastia feita para corrigir a flacidez da pele na região dos olhos é um tratamento de saúde. Em casos mais graves e pessoas de maior idade, a pele acumulada acima dos olhos pode dificultar a visão e exigir maior esforço para enxergar.

Recomendações para quem quer remover o excesso de pele nas pálpebras

Caso o excesso de pele nas pálpebras, seja nas superiores ou inferiores, esteja incomodando, mas você ainda acredita que é muito nova para se submeter à cirurgia, não precisa ter esse receio. O procedimento pode ser feito tanto no adulto jovem quanto nos mais experientes. A vantagem para os que estão na juventude é a pele ainda ter elasticidade e tônus, ou seja, maior sustentação. Em idade mais avançada, dependendo do caso, a indicação para a paciente pode ser a remoção de pele e gordura tanto das pálpebras superiores quanto das inferiores.

A cirurgia é feita com anestesia local, com sedação ou não. Precisa ser bem planejada, principalmente se a paciente tiver problemas de tireóide, pressão alta, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças da retina ou glaucoma e apresentar falta de lágrimas. Nesses casos, a avaliação médica pré-operatória deve ser rigorosa.

O ideal é que a paciente não possua qualquer condição de saúde que possa prejudicar a cicatrização ou aumentar o risco da cirurgia, nem seja fumante. Também é importante que compreenda que toda cirurgia possui limitações e que o melhor é preservar a função das pálpebras e priorizar resultados naturais.

Seguir todas as orientações médicas após a cirurgia para que a recuperação ocorra de acordo com o esperado é imprescindível para o bom resultado da blefaroplastia ou de qualquer cirurgia plástica. No caso específico da cirurgia nas pálpebras, a paciente deve ficar em repouso por até cinco dias, evitar a exposição ao sol durante um mês, pelo menos, e usar óculos escuros quando for sair de casa para proteger a região da luz natural e do vento.

Lembre-se que cirurgias plásticas nunca devem ser feitas por cirurgiões que não possuam o título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Esse é um cuidado fundamental ao qual se deve dar atenção para obter um bom retorno com os procedimentos.

Continue acompanhando o blog e as redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter). Muito conteúdo sobre cirurgia plástica e saúde ainda será compartilhado nesses canais.

Abraço,
Dr. Gustavo Morellato
Cirurgião Plástico
CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.