Artigo

Quem pode fazer blefaroplastia?

Quem pode fazer blefaroplastia?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 01/08/2017 - Atualizado 07/02/2019

A blefaroplastia é realizada para rejuvenescer a área ao redor dos olhos, porque melhora a aparência das pálpebras superiores, inferiores ou ambas. Ela remove o excesso de gordura, flacidez, rugas finas e bolsas sob os olhos. Nos casos em que esses fatores interfiram na capacidade de enxergar, a cirurgia deixa de ser um procedimento que apenas beneficia a aparência para tornar-se reparadora. Mas quem pode fazer blefaroplastia?

Não existe idade mínima para quem pode fazer blefaroplastia

A cirurgia das pálpebras é, geralmente, realizada em homens e mulheres adultos com tecido facial e músculos saudáveis, ou seja, sem patologia que possa prejudicar a cicatrização e sem condições oculares graves. Não há, exatamente, uma idade mínima para submeter-se ao procedimento. A vantagem em fazer uma blefaroplastia na juventude é que a pele ainda possui elasticidade e tônus, ou seja, mais sustentação.

Independentemente disso, o cirurgião plástico deve ser informado, sempre, sobre a presença de doenças nos olhos, distúrbios na tireoide, condições cardiovasculares, hipertensão e diabetes, para que a avaliação pré-operatória seja mais rigorosa.

Quem pode fazer blefaroplastia, caso deseje realizar o procedimento, deve escolher um cirurgião plástico que possua o título de especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Essa é uma forma de a paciente garantir sua segurança e que a cirurgia seja feita da maneira correta: com anestesia local e sedação, sem deixar cicatrizes perceptíveis e em cerca de uma hora. Na blefaroplastia, não há necessidade de internação hospitalar, por isso, a paciente pode ter alta no mesmo dia.

No pós-operatório, pode haver dor, inchaço e manchas roxas, que tendem a desaparecer em 48 horas. É interessante fazer compressas geladas de chá de camomila, dormir com a cabeça elevada e evitar a exposição ao sol (usando filtro solar e óculos escuros) enquanto as manchas estiverem presentes e a cicatrização não estiver concluída.

Depois de 15 dias desses e de outros cuidados, a paciente pode retomar a rotina habitual, mas os resultados finais podem levar alguns meses para aparecer. Lembre-se de seguir todas as orientações médicas após a cirurgia, pois isso é fundamental para obter o retorno esperado.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.