Artigo

Existe cirurgia para tratar as olheiras?

Existe cirurgia para tratar as olheiras?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 11/11/2017 - Atualizado 07/02/2019

Muitas pessoas questionam a existência de uma cirurgia para tratar as olheiras, especificamente. A resposta para esta dúvida é: não.

Ainda não há um procedimento cirúrgico usado estritamente para eliminar as olheiras. O que existe são tratamentos alternativos que auxiliam na resolução do problema.

Entenda: as olheiras são caracterizadas por manchas escuras na parte imediatamente abaixo dos olhos. Elas são causadas por diversos fatores, como:

  • predisposição genética familiar;
  • cansaço;
  • estresse físico ou emocional;
  • congestão vascular.

Quando a origem é genética, o surgimento desta hiperpigmentação aparece já na adolescência e, com a idade, o problema tende a se acentuar, devido à diminuição da circulação sanguínea na região dos olhos. As olheiras podem aparecer em homens e mulheres, sem distinção.

Já que não existe cirurgia para tratar as olheiras, o que fazer?

Como não existe uma cirurgia para tratar as olheiras, é preciso recorrer aos tratamentos que, de forma secundária, aliviam o problema. Conheça alguns deles.

Blefaroplastia

A blefaroplastia pode ser usada como uma cirurgia para tratar as olheiras. Ela remove o excesso de pele nas pálpebras inferiores. A técnica é realizada quando os tecidos da região perdem a elasticidade e ficam flácidos, formando as conhecidas “bolsas” nos olhos e deixando o olhar com aspecto caído e cansado.

Esta flacidez pode causar o escurecimento do local, causando as olheiras ou piorando ainda mais o seu aspecto. A técnica ajuda a suavizar a coloração escura causada pelas olheiras, por meio da ativação da circulação sanguínea do local.

Preenchimento cutâneo (ácido hialurônico)

O preenchimento cutâneo com ácido hialurônico é uma técnica minimamente invasiva que modifica positivamente a aparência das olheiras. A injeção da substância sob a pele imediatamente abaixo dos olhos reduz o espaço existente entre essa parte e as maçãs do rosto.

A uniformidade da pele proporcionada pela aplicação para reposição do volume é o que resulta em uma aparência mais descansada.

O ácido hialurônico tem esse efeito porque é uma substância natural. Ou seja, já existe no organismo. Ele está presente nas células da pele e, assim como o colágeno, ajuda a mantê-la firme. A substância sintetizada em laboratório é, basicamente, a mesma já existente no organismo, por isso, quase não existem restrições quanto ao seu uso.

Mas o cirurgião plástico precisa ter cautela quanto à quantidade de produto que irá usar, tanto para tratar as olheiras, quanto para realizar outros procedimentos, para que o resultado seja o mais natural possível.

Como prevenir as olheiras?

Caso as olheiras não sejam uma condição genética, é possível preveni-las com algumas dicas simples, porém, eficazes:

Descanse a mente e o corpo

Uma das principais causas do surgimento das olheiras é a falta de descanso físico e mental. É de extrema importância manter um sono de qualidade por, ao menos, oito horas por dia. Sem um descanso adequado, as olheiras não irão desaparecer.

Beba água

Consumir pelo menos dois litros de água por dia é muito benéfico para a saúde, em geral. Quando se bebe a quantidade correta de água, o corpo elimina mais facilmente os fluidos e todas as toxinas que podem afetar o seu funcionamento. Graças a isso, irá, também, reduzir o problema de olheiras e prevenir a sua ocorrência.

Hidrate a pele do rosto

As olheiras podem aparecer por causa do ressecamento ou exposição exagerada ao sol. Nestes casos, ocorre a destruição das fibras de colágeno e elastina da pele fina ao redor dos olhos. Manter o rosto hidratado e utilizar regularmente o filtro solar evita que as olheiras apareçam.

Não esfregue a área dos olhos

Quando se esfrega os olhos com frequência, a pele da região tende a ficar irritada. Uma das consequências da irritação é o aparecimento de olheiras.

Evite o uso de cosméticos químicos

Algumas pessoas podem apresentar reações alérgicas na pele e inchaço nos olhos ao usar cosméticos químicos. Nestes casos, é aconselhável identificar quais produtos estão causando o problema, pois estes podem influenciar na ocorrência das olheiras.

Consulte sempre um médico antes de realizar qualquer procedimento de prevenção mais profundo para as olheiras. Nos casos referidos neste artigo, um dos profissionais habilitado para lhe auxiliar é o cirurgião plástico.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.