Artigo

Férias: é o melhor momento para fazer a cirurgia plástica?

Férias: é o melhor momento para fazer a cirurgia plástica?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 11/02/2017 - Atualizado 07/02/2019

Definir o melhor momento para fazer a cirurgia plástica é uma ponderação que precisa ser feita quando se está considerando realizar um procedimento. A época em que a operação é realizada não reflete diretamente no resultado cirúrgico, somente exige mais atenção e cuidado a determinadas questões relacionadas à recuperação. A principal delas é quanto ao período de repouso que será necessário após a cirurgia. Durante as férias, esse tempo pode ser maior e vivenciado de maneira mais tranquila, sem a pressão de ter de retornar o quanto antes às atividades rotineiras. Mas isso também depende do porte da operação plástica que será realizada.

Como decidir quando é o melhor momento para fazer a cirurgia plástica

Há procedimentos, como a abdominoplastia, que exigem até mais de um mês de cuidados pós-operatórios. Em outros, como a mamoplastia de aumento ou a mastopexia, os cuidados pós-cirúrgicos precisam de maior atenção por um período menor, de até 15 dias.

Outra questão a considerar é se a cirurgia plástica a ser realizada tem como ser planejada. Existem casos de procedimentos que são reparadores e não podem esperar para serem feitos. Tudo isso precisa ser discutido com o cirurgião plástico e com a família ou amigos, pois também existe essa condição: algumas operações em que são alterados os aspectos do corpo requerem que a paciente tenha o auxílio de alguém com quem possua intimidade durante a recuperação. É necessário verificar se essa pessoa estará disponível no período de férias para prestar ajuda.

Outro ponto que pode pesar na decisão sobre qual é o melhor momento para fazer a cirurgia plástica é a época do ano em que se estará de férias: inverno ou verão. Nos meses de temperatura baixa no Brasil (junho, julho, agosto e setembro), o número de procedimentos aumenta em até 50%, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Isso acontece porque o clima mais ameno é favorável ao pós-operatório por alguns motivos:

  • é possível usar roupas mais largas, o que facilita o uso de cintas de compressão, quando necessário;
  • há menos inchaço, porque no inverno a retenção de líquido é menor;
  • há menos exposição ao sol, o que reduz a possibilidade de a pele ficar manchada por ser exposta aos raios solares.

Não há nenhum problema em optar por fazer a cirurgia plástica no verão, desde que os cuidados sejam redobrados. Como pode ocorrer um pouco mais de edema, a recuperação pode ser mais longa. Talvez seja preciso incluir, também, sessões de drenagem linfática à rotina para ajudar a controlar o inchaço e intensificar a proteção solar para evitar o escurecimento das cicatrizes, bem como a permanência das manchas roxas na pele. O ideal é proteger a região operada com protetor solar e roupas por 90 dias, no mínimo.

Seja qual for a escolha, uma questão precisa ficar muito clara: a cirurgia plástica é um procedimento individualizado e só deve ser feita por iniciativa e vontade própria, não para satisfazer os desejos de alguém ou para tentar se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. Converse com o cirurgião plástico antes de tomar a decisão para esclarecer todas as dúvidas e ter mais segurança sobre o que quer fazer.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.