Artigo

Quem tem silicone pode amamentar?

Quem tem silicone pode amamentar?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 13/12/2016 - Atualizado 07/02/2019

Sim, quem tem silicone pode amamentar! O implante de silicone não impede a amamentação, desde que, na cirurgia para colocação da prótese, o cirurgião plástico tenha cuidado para não afetar a glândula responsável pela produção de leite.

Há duas formas de posicionar o implante de silicone nas mamas: submuscular (atrás do músculo) ou subglandular (atrás da glândula). Em ambas, a prótese não permanece em contato com a glândula mamária, permitindo que a produção de leite ocorra normalmente, mesmo com o implante na mama.

É raro uma mulher não conseguir amamentar devido à prótese de silicone. É algo pouco provável de acontecer quando a cirurgia para aumento da mama é feita corretamente. O adequado é realizá-la com médicos que detenham o título de especialista concedido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Cirurgiões qualificados pela SBCP possuem dois anos de formação em cirurgia geral e três anos de capacitação específica em cirurgia plástica. Isso os qualifica para efetuar mamoplastias de aumento com segurança.

Quem tem silicone pode amamentar ou esperar para fazer a cirurgia

O único cuidado que a mulher precisa ter ao decidir aumentar o volume das mamas com a colocação de implantes mamários é informar ao cirurgião plástico sobre o desejo de amamentar. Essa recomendação vale tanto para as mulheres que realizarão o procedimento antes de ter o primeiro filho quanto para as mulheres que se submeterão à cirurgia depois da segunda ou terceira gestação e querem amamentar no caso de uma nova gravidez.

A informação é importante para que o cirurgião plástico planeje a mamoplastia de aumento com o maior cuidado para atender à expectativa da paciente. É dever dele, também, informar sobre as mudanças que a gravidez provoca no corpo, principalmente nas mamas, e como isso pode comprometer o resultado cirúrgico.

O aumento das mamas durante a gestação e a mudança que pode ocorrer no tamanho e na forma após o período de aleitamento materno podem modificar sua aparência, apesar delas conterem a prótese de silicone. Há casos em que uma nova cirurgia se torna necessária para restabelecer o aspecto que as mamas possuíam anteriormente à gravidez e posteriormente ao procedimento.

Dependendo do caso, mesmo sabendo que quem tem silicone pode amamentar, algumas mulheres podem preferir ter o(s) bebê(s) primeiro e amamentá-lo(s) para, depois, colocar prótese de silicone nas mamas. Nesse caso, é indicado fazer a cirurgia seis meses após o término do aleitamento materno.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.