Artigo

Quais são os resultados da cirurgia das pálpebras

Quais são os resultados da cirurgia das pálpebras

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 01/02/2017 - Atualizado 07/02/2019

Qualquer que seja a cirurgia plástica a realizar, uma curiosidade muito comum das pacientes é saber como vai ficar a mudança após a operação, principalmente quando a alteração é em uma área muito visível do corpo, como a região dos olhos. O olhar marca uma pessoa, porém, às vezes, transmite uma mensagem diferente daquela que se quer passar. Nesse ponto é que a blefaroplastia pode ajudar. Mas, antes de falarmos sobre quais são os resultados da cirurgia das pálpebras, é preciso explicar o que ela trata e como é feita.

A blefaroplastia é uma cirurgia simples. Feita com anestesia local e sedação, serve para remover o excesso de pele e gordura acumulados nas pálpebras superiores e inferiores. Não deixa cicatrizes aparentes e o procedimento dura cerca de uma hora. Após 15 dias de cuidados específicos, a paciente já é liberada para voltar à rotina.

A cirurgia das pálpebras dispensa a necessidade de internação hospitalar. A alta é dada no mesmo dia, depois de o efeito da sedação passar completamente. Somente quando a blefaroplastia é feita em conjunto com outras cirurgias, o cirurgião plástico pode optar pelo uso de anestesia geral.

É incomum a paciente sentir dor no pós-operatório, no entanto, pode acontecer. Caso surja, é tratada com analgésicos. Em 48 horas o inchaço e as manchas roxas já somem. Ainda assim, é bom amenizar os sintomas com compressas geladas de chá de camomila, dormir com a cabeceira da cama elevada e evitar se expor ao calor, principalmente ao sol, enquanto as manchas não desaparecerem e o processo de cicatrização não estiver concluído. Isso pode levar até quatro meses para acontecer. Além do filtro solar, deve-se usar também óculos escuros.

Entenda quais são os resultados da cirurgia das pálpebras

As pálpebras caídas e a pele em excesso, somadas às bolsas abaixo dos olhos, deixam o semblante com aspecto cansado, sem viço. Em alguns casos, a blefaroplastia deixa de ser uma cirurgia para alterar a aparência para se tornar uma cirurgia reparadora. A pele flácida acima dos olhos pode pesar sobre eles e dificultar a visão. A remoção do excesso devolve a ampla capacidade de enxergar às pessoas que tinham o sentido comprometido pela condição.

Além de promover o rejuvenescimento, a remoção da pele com flacidez, acima dos olhos, nas situações em que impedia a plena visão, gera o conforto de restaurar a capacidade de enxergar com clareza.

Informar-se sobre quais são os resultados da cirurgia das pálpebras faz parte do processo de preparação para a operação. Entretanto, os resultados só serão satisfatórios se a blefaroplastia for realizada por um cirurgião plástico que seja, de fato, especialista na área.

Abraço,

Dr. Gustavo Morellato

Cirurgião Plástico

CRM/SC 16966 | RQE 11481

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.