Artigo

Você usa o sutiã do tamanho certo?

Você usa o sutiã do tamanho certo?

Por: - Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481
Publicado em 09/01/2018

Usar o sutiã do tamanho certo evita incômodos e traz benefícios para as mulheres. As mamas variam de tamanho, formato e densidade de pessoa para pessoa, por isso, escolher o sutiã que melhor se adapta a elas é uma garantia de conforto, além de um cuidado a mais com a saúde do corpo.

Para escolher o sutiã do tamanho certo, os principais fatores a serem analisados são o tamanho do seu busto e o tamanho das suas costas. Tendo informações sobre estas duas medidas, fica mais fácil identificar o tamanho correto.

Como devo escolher o sutiã do tamanho certo?

Mamas pequenas

Mulheres com mamas pequenas têm maior facilidade em encontrar o sutiã do tamanho certo. Caso a intenção seja ganhar volume, os modelos com espuma grossa no bojo inteiro são os mais indicados. Para apenas manter a sustentação das mamas, basta escolher os sutiãs que apresentam pequenas porções de espuma na parte de baixo.

Mamas grandes

As mulheres que possuem mamas grandes sentem a necessidade de uma maior segurança e firmeza em relação ao sutiã. Para este tipo de mama, o ideal é escolher sutiãs com alças e costas largas. Reforços sob os bojos também ajudam, bem como os tecidos duplos.

Mamas separadas

As mamas espaçadas, ou seja, aquelas que possuem um significativo espaço entre elas, necessitam de um sutiã com formato diagonal. A espuma ao lado e na parte inferior do sutiã realoca as mamas para o meio do colo, ao mesmo tempo em que oferece maior sustentação e volume.

Saiba quando você escolheu o sutiã do tamanho certo

O conforto e a aparência são os sinais principais de que a escolha foi correta. Você pode reconhecer se escolheu o sutiã do tamanho certo das seguintes formas:

  • a faixa do sutiã que compreende as costas está confortável. Na verdade, Esta faixa deve ser responsável pela maior parte do sustento do peso das mamas, e não as alças. Deve haver espaço o suficiente para colocar um ou dois dedos por baixo da faixa, mas não mais do que isso;
  • o sutiã do tamanho certo deve cobrir as laterais das mamas. Elas não podem ficar com nenhuma parte desprotegida do sutiã. Nas peças que possuem sustentação de arame, é preciso conferir se a parte inferior do sutiã aponta em direção ao meio das axilas;
  • a parte que une os bojos do sutiã deve ficar plana entre as mamas, para não acabar causando machucados;
  • o sutiã do tamanho certo deve proporcionar às mamas curvas naturais e suaves. Evite as peças que apertam, achatam, machucam ou não se adaptem ao formato das mamas.

Não usar sutiã do tamanho certo pode causar consequências

Não usar um sutiã do tamanho certo pode ocasionar problemas relativos à sustentação e à flacidez das mamas. Estima-se que 80% das mulheres não usam o modelo de sutiã adequado para o seu corpo. Veja algumas consequências que o uso incorreto do sutiã, a longo prazo, pode causar:

  • presença de dores crônicas nas mamas;
  • dor nas costas;
  • dor nos ombros;
  • inchaço nas mamas;
  • alteração no aspecto da pele da mama;
  • interrupção de nutrição e drenagem linfática nas mamas.

No caso da dor mamária, a simples troca do modelo pode resolver o problema. O tamanho do sutiã deve ser observado ainda no período anterior à menstruação, após a menopausa e na gravidez. A orientação é de que o acessório corresponda exatamente ao volume das mamas, especialmente no período da amamentação, pois o uso do tipo errado pode causar até fissura mamilar.

Outra indicação é o tipo do tecido: prefira sempre as malhas de algodão. Ao realizar exercícios físicos de impacto, é necessário usar um sutiã esportivo para não aumentar a probabilidade das mamas ficarem flácidas e caídas.

Material escrito por:
Cirurgião Plástico - CRM/SC 16966 | RQE 11481

Formado em medicina pela UFRGS, o Dr. Gustavo Morellato realizou sua especialização em cirurgia geral no Hospital de Clínicas de Porto Alegre e em cirurgia plástica pelo Hospital Universitário UFSC. É membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).  Ver Lattes

Pré-Agendar Consulta

Preencha o formulário e consulte o Dr.Gustavo Morellato para agendar um procedimento ou uma consulta para tirar suas dúvidas.